Tecnologia

Apple não é dominante em nenhum mercado e tem muitos rivais, afirma executivo

REUTERS – A Apple, que é alvo de investigações antitruste da União Europeia em segmentos importantes de seus negócios, rejeitou nesta terça-feira acusações sobre seu domínio de mercado, dizendo que compete com o Google, a Samsung e outros rivais.

No início deste mês, a Comissão Europeia abriu investigações sobre a App Store e o sistema de pagamento móvel Apple Pay, diante de preocupações com o papel da empresa de guardiã de sua lucrativa plataforma.

“Competimos com uma grande variedade de empresas, Google, Samsung, Huawei, Vivo, LG, Lenovo e muitas outras”, disse Daniel Matray, chefe da App Store e da Apple Media Services em um evento online.

“De fato, a Apple não tem uma posição dominante em nenhum mercado, e enfrentamos forte concorrência em todas as categorias: tablets, dispositivos móveis, computadores de mesa e notebooks, mapas, músicas, pagamentos, mensagens e muito mais”, afirmou.

Matray defendeu a App Store, dizendo que as mesmas regras se aplicam a todos os desenvolvedores, grandes e pequenos, com 85% dos aplicativos não obrigados a pagar uma taxa de 30% à empresa, que é válida apenas para aqueles que usam seu serviço de pagamentos.

A UE está investigando se esse requisito e se as regras que impedem os desenvolvedores de informar os usuários de produtos mais baratos em outros lugares são anticoncorrenciais.

O bloco também está investigando os termos e condições da Apple sobre como seu serviço de pagamento Apple Pay deve ser usado nos aplicativos e sites dos comerciantes, e também a recusa da empresa em permitir que rivais acessem o sistema de pagamento.

Matray disse que a App Store aumentou a concorrência, em vez de prejudicar os rivais.

“Nos quase 12 anos desde que a App Store foi lançada, a melhor medida de seu sucesso é o dinamismo que desencadeou e o estado da economia de aplicativos hoje”, disse ele.

Deixe um comentário

WordPress Ads