Saúde

SOS da Vida: Resignificar – um ato que salva

Eliana Pereira Ignacio

Ressignificar é dar outro significado, ou seja, é dar outro sentido a algum acontecimento, principalmente se tratar-se de algo negativo. O que quero dizer é que quando uma pessoa escolhe ressignificar algo, ela está escolhendo transformar uma experiência negativa pela qual passou em sua vida, em algo positivo.

Por mais que tenha sido uma situação pesada e dolorosa, ela sempre busca enxergar o lado bom de tudo isso, bem como os aprendizados obtidos a partir de tais vivências, para que, dessa maneira, possa seguir em frente, apesar dos problemas. Ressignificar é perceber que nem tudo de ruim que viveu é tão ruim assim, já que, mesmo se tratando de uma situação difícil, é possível sair muito mais forte dela, tendo a oportunidade de aprender e modificar aquilo que não estava trazendo tanto resultado assim para a sua trajetória e evolução.

Dessa maneira, é primordial que, independentemente de ficar triste com as adversidades que muitas vezes surgem e pegam de surpresa, você encontre forças em seu interior, para visualizar as coisas boas que tais problemas estão nos trazendo, pois, dessa maneira, é possível conseguir seguir com a vida, sem sofrer tanto com as experiências negativas. Adotar a prática da ressignificação na vida é algo de extrema importância, uma vez que cada jornada é e sempre será repleta de desafios a serem superados. A ressignificação traz muitos benefícios, e o que vai determinar se será um verdadeiro vencedor no final, é a forma como irá se posicionar diante dos problemas: se é lamentando e reclamando pelos cantos, sempre que algo de ruim acontece, ou se é levantando a cabeça e tentando enxergar o que pode ser feito de diferente daqui para frente, para que das próximas vezes haja mais acertos do que erros.

Tente enxergar os tantos benefícios que a ressignificação pode trazer para a sua vida:

  • Ter o poder de transformar experiências negativas em aprendizados; • Encontrar nas adversidades forças e motivação para continuar;
  • Enxergar e levar a vida de uma forma leve;
  • Ver nos desafios uma oportunidade de crescimento;
  • Aprender a ser grato pelas dificuldades, pelos que cada uma delas ensinamentos que traz;
  • Não se vitimizar e assumir o papel de protagonista da própria história;
  • Reclamar cada vez menos;
  • Desenvolver a autoconfiança necessária para seguir em frente. Estes e muitos outros benefícios fazem com que seja essencial que passe ressignificar as experiências que te trouxe determinadas dificuldades, pois assim, quando as encarar de frente, poderá fortalecer-se ainda mais e sentir-se orgulhoso de si mesmo por não ter desistido diante dos obstáculos. Deixo aqui algumas dicas primordiais de ressignificação para que possa exercitar.

Faça as pazes com o seu passado Por mais que ache que a melhor forma de seguir em frente na vida seja esquecendo por completo tudo de ruim que aconteceu, acredito verdadeiramente que o melhor a se fazer é olhar para o passado e encará-lo de frente. O que quero dizer é que você deve olhar para suas experiências negativas passadas e buscar fazer as pazes com elas, procurando extrair de cada uma as coisas boas, aprendizados e ensinamentos que lhe trouxeram, como elas lhe deixaram mais forte e te transformaram na pessoa MA-RA-VI-LHO-SA que você é hoje.

Fazendo isso, você começa a dar o primeiro passo em direção ao seu processo de ressignificação.

Honre e respeite a sua história Este é um dos grandes ensinamentos, para todas as pessoas, essencial para tornar as pessoas cada vez melhores. Honrar e respeitar a sua própria história quer dizer que você deve se orgulhar de tudo o que lhe aconteceu, de como você superou cada desafio e obstáculo, bem como da pessoa que você se tornou e tem se tornado com o passar do tempo.

Ao fazer este exercício, você passa a confiar mais em si mesmo, entendendo que possui, interna e externamente, todos os recursos necessários para vencer todas as batalhas que a vida lhe traz. E entender que na vida não dá para voltar e dar um novo começo, mas com a ressignificação, com certeza terá um fim diferente.

Acredite!!! Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que fi caram para trás e avançando para as que estão adiante, Filipenses 3:13 Até a próxima semana!!!

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em
Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualifi cações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads