Saúde

SOS da Vida – As armadilhas da mente

Eliana Pereira Ignacio

Olá, meus caros leitores hoje início com uma afirmação importante, afirmo que todos nós temos o potencial para alcançar grandes conquistas na vida, seja no lar, no amor, nos relacionamentos, na carreira, no dinheiro e muito mais, mas muitos acabam vítimas de si mesmo ao cair nas armadilhas da mente também chamada de auto sabotagem, as quais impedem a verdadeira felicidade. Isto acontece involuntariamente como uma forma de auto defesa, criada para resolver um problema aparente.

Uma armadilha, capaz de proteger a pessoa dos seus receios. Parece incrível, mas tais armadilhas têm o poder de traduzir ao sujeito que continuar da maneira como é e de como esta, é aparentemente mais seguro do que dar o passo à frente. Tá aí: o problema “aparentemente” está resolvido, mas cresce uma enorme frustração pela falta de confiança em si mesmo. A vida atual, por mais que possa parecer atrapalhada ou sem sucesso, protege da crítica, do julgamento, do possível fracasso e até mesmo do possível sucesso.

Permanecer do jeito que está livra o sujeito do medo de sair da zona de conforto. O cérebro tem como finalidade principal a autopreservação e a preservação da mente quando ocorre a auto sabotagem e ou as armadilhas, passam a alimentar, os inimigos internos isto é as emoções negativas, identificando como “sacrifícios” como algo ameaçador, potencializando aquilo que em alguma fase da sua vida você passou, como o medos, ressentimentos, traumas, mágoas, frustrações, medo de sofrer… Essa energia se acumula e gera pensamentos negativos com relação ao futuro causando insegurança no dia a dia.

A autos-sabotagem é um sintoma. Indica que existe uma série de fatores emocionais em conflito. Resultando na mudança direta onde o foco passaram a ser as crenças e pensamentos negativos, elevando o nível de estresse e por fim, acabando por bloquear a evolução do sujeito, bem como dos seus objetivos e de seu crescimento, um efeito de freio, impossibilitando o avanço em qualquer área da vida. Estas ciladas sorrateiras são capazes de bloquear a lucidez e autoconsciência. Para superá-las é necessário uma série de pequenos exercícios mentais diários, pequenas mudanças na forma de pensar, que se tornam grandes com o passar do tempo.

Estas irão agir diretamente no funcionamento primitivo de sobrevivência, que opta por seguir caminhos menos arriscados e ameaçadores, o que não significa, necessariamente, que estes vão excluir o sujeito do sofrimento e da insatisfação. Por isso a importância de trabalhar estes aspectos, que embora pareçam totalmente negativos traz consigo um ponto positivo, fator este que vem diminuir a preocupação demasiada.

A boa notícia é que estas armadilhas são estratégias inconscientes da natureza humana e todos possuem, mas é importante atentar para que não venham a aprisioná-los, tudo na mente pode ser reprogramado. Todos os registros em sua memória podem ser refeitos. Você não está fadado a continuar com os pensamentos causados pelos traumas que ocorreram. Você pode mudar esse padrão desagradável e limitante, mas para isso é preciso criar um recurso capaz de conduzi-lo a um estado de merecimento de seus próprios elogios.

Desta forma será capaz de ousar-se a quebrar esse paradigma agindo de forma mais coerente e eficiente em relação aos resultados que deseja. Você nem sempre é sua história, irá perceber esta verdade quando mudar suas referências, passar a gerenciar sua mente, ela é como uma empresa. Escolha o que pode continuar registrado. Neutralize tudo aquilo que vem sabotando seu crescimento, evolução, amadurecimento, prosperidade e abundância. Pode não ser tão fácil, mas com certeza é possível, comece com o exercício de uma técnica emocional, chamada Terapia que é semelhante a acupuntura emocional sem agulhas, mas tem o poder de ir à raiz dos problemas e dissolver a carga emocional que está por trás dos conflitos. Acredite, assim que resolver tomar uma atitude, isto é mudar o comportamento a seu favor tenha certeza de que a partir deste momento tudo pode mudar desde que você queira. Parafraseando, o ilustre Augusto Cury, não seja escravo das quatro armadilhas: “O Conformismo, o Coitadismo, O medo de reconhecer erros e o medo de correr riscos” …

A grande verdade e que a prosperidade é um refl exo de como você está por dentro. É um reflexo das suas crenças, emoções, sentimentos e pensamentos, que influenciam seus hábitos é o que você atrai para sua vida. Acredite!!! E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a gloria para sempre.

Amém. Mateus 6:13 Até a próxima semana!!!

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC –Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais ePsicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em
Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo. Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualifi cações. Mora emMassachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com 

Deixe um comentário

WordPress Ads