Novo Normal Saúde

Por que meu filho deve brincar ao ar livre?

Por: Dayane Franca Souza Gomes – As crianças assistem em média sete horas diárias em frente a aparelhos eletrônicos, como televisão, tablets, laptops e smartphones. Não há como negar o que as estatísticas mostram, crianças trocando brincadeiras ativas ao ar livre por um estilo de vida mais sedentário, causando graves consequências para sua saúde e bem-estar geral.

Se você é como a maioria dos pais, provavelmente já sabia que seus filhos tendem a dedicar mais horas ao “tempo de tela” do que às brincadeiras ao ar livre.

Mas, embora a maioria dos pais reconheça que seus filhos não estão se movendo o suficiente durante o dia, alguns não sabem por que isso é tão crucial. Incentivar as crianças a passar mais tempo ao ar livre e longe da tecnologia ajuda seu bem-estar físico e também as ajuda a melhorar sua saúde emocional e intelectual. Seja uma viagem a um parque de diversão ou uma caminhada pela floresta com a família, não há como negar os benefícios de jogar jogos ao ar livre e trocar a tela por sol e ar fresco.

Os benefícios das brincadeiras ao ar livre para o desenvolvimento das crianças são extensos, tanto na primeira infância quanto na idade escolar. Brincar ao ar livre afeta diretamente o peso, a for ça física e a capacidade de uma criança de combater doenças. As crianças que passam muito tempo ao ar livre em seus primeiros anos geralmente continuam a se exercitar com mais regularidade à medida que ficam mais velhos.

À medida que as crianças crescem e mudam, os pais devem lembrar que todos os jogos e atividades ao ar livre são benéficos para as crianças. Se seu filho tem 1 ou 10 anos, é vital incentivá-lo a passar um tempo longe da tela curtindo o ar livre.

Explorar parques e playgrounds pode ser uma das maneiras de ajudar seus filhos a gostarem de estar ao ar livre, quer estejam brincando sozinhos ou com os amigos. As crianças não vão querer sair se acharem que é chato. Desperte a imaginação do seu filho, proporcionando-lhe coisas divertidas para fazer, como: Jogar basquete. brincar de pega pega Caça ao tesouro.

VISITAR UM PARQUE INFANTIL DIFERENTE

Muitas crianças encontram prazer na tecnologia. Embora existam muitos benefícios do uso da tecnologia para crianças, há benefícios iguais se não mais em brincadeiras ao ar livre. Fazer o ar livre parecer divertido incentiva as crianças a deixar a tecnologia para trás e aproveitar seu tempo na natureza.

Dayane Franca Souza Gomes Psicopedagoga/personal trainer infantil

Deixe um comentário

WordPress Ads