Saúde

Cinco pontos para entender a epidemia de overdose por opióides nos Estados Unidos

JSNEWS – Nos Estados Unidos há uma crise de mortes por overdoses de drogas em um momento em que os maiores esforços estão focados na pandemia COVID-19.

Aqui estão cinco pontos para entender a situação.

1.O número de vítimas
A epidemia de drogas atingiu um novo patamar em novembro, quando o governo informou que mais de 100.000 pessoas morreram de overdose entre abril de 2020 e abril de 2021. É a primeira vez que as mortes relacionadas com drogas alcançam seis dígitos em um período de 12 meses. numa media de 275 pessoas por dia.

2.Aumento de casos
Há mais mortes por uso excessivo de fentanil do que a soma de todas as overdoses por outras drogas, e apesar dos esforços dos governos, prestadores de cuidados de saúde e ativistas, entre outros, o problema está piorando.

Os novos números, que são provisórios, mas raramente mudam muito nas contagens finais, representam um aumento de 28,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

3.Por que isso acontece?
As dificuldades financeiras, de saúde mental, da habitação e de outras dificuldades causadas pela pandemia COVID-19 são as principais responsáveis por grande parte do aumento das mortes, informa o The Washington Post em um relatório sobre o assunto.

O Mary’s Center, um centro comunitário de saúde com localizações em DC e Maryland, começou seu programa de serviços de dependência em 2015. Nos cinco anos seguintes, apenas quatro de seus 600 pacientes tiveram uma overdose e morreram. Mas o número do Mary’s Center dobrou em 2020 para 10 mortes, uma mudança que a clínica atribui aos desafios do isolamento durante a pandemia coronavírus e à crescente prevalência de fentanil sintético, informou o centro de saúde em maio de 2021.

4. O que diz o governo
“É hora de encarar o fato de que essa crise parece estar piorando”, alertou o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra, em novembro de 2021. “Precisamos (conseguir) todas as mãos para trabalhar”, sugeriu.

A chefe da Drug Enforcement Administration, Anne Milgram, também observou um aumento nas apreensões de fentanil, que ela relatou ter atingido 12.000 libras em 2021.

5. Ações e acusações
O governo Biden está pedindo ao Congresso US$ 11 bilhões no orçamento de 2022 para financiar programas antidrogas que promovam prevenção, tratamento e recuperação.

Em meio à tensão, as redes de farmácias CVS, Walgreens e Walmart foram indiciadas pelos condados de Lake e Trumbull de Ohio por supostamente distribuírem grandes quantidades de analgésicos, disse um júri federal em 23 de novembro.

As três redes de farmácias entraram em uma disputa judicial contra os condados de Lake e Trumbull que os culparam por não terem conseguido controlar a distribuição de medicamentos que causaram centenas de mortes por overdose e custaram a cada jurisdição cerca de um bilhão de dólares.

Os defensores das cadeias de farmácias argumentaram que tinham políticas para interromper o fluxo de pílulas quando seus farmacêuticos tinham preocupações; e notificou as autoridades de quaisquer ordens suspeitas. Também disseram que foram os médicos que controlaram quantas pílulas foram prescritas para necessidades médicas legítimas.

O número de prescrições de opioides emitidas pelos prestadores de cuidados de saúde caiu drasticamente nos Estados Unidos devido ao contexto da crise.

Deixe um comentário

WordPress Ads