Home Biden Obama volta à Casa Branca após 5 anos e chama Biden de ‘vice-presidente’

Obama volta à Casa Branca após 5 anos e chama Biden de ‘vice-presidente’

Da Redação – O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou à Casa Branca pela primeira vez na terça-feira (5) desde que deixou o cargo, há cinco anos. Obama participou de um evento para celebrar o 12º aniversário do Affordable Care Act (Obamacare), criado em sua gestão para ampliar o acesso da população a planos de saúde.

Antes de discursar, ele fez uma brincadeira com o atual mandatário, Joe Biden, e o chamou de “vice-presidente”.

Em seu discurso Obama relembrou também que ansiava muito pela aprovação do projeto enquanto ainda comandava os EUA, mesmo que isto lhe “custasse a reeleição”. Ele disse que foi difícil implementar a proposta no país, uma vez que os cuidados com saúde representam cerca de 1/5 da economia norte-americana.

“Ao contrário de quase todas as outras economias avançadas da Terra, não tínhamos um sistema que garantisse o acesso à saúde para todos os cidadãos. Milhões de pessoas não tinham seguro de saúde, muitas vezes porque seus empregadores não o forneciam ou porque era muito caro”, disse Obama.

Segundo o ex-presidente, 30 milhões de norte-americanos são beneficiados pelo programa atualmente. O ACA foi criado em 2010 para tornar os planos de saúde dos EUA mais acessíveis à população. No país, não há um sistema universal de saúde gratuito, como o SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

O encontro foi compartilhado por Biden, em seu perfil no Twitter. Na publicação, o presidente dos EUA escreveu que estava ansioso para discutir a expansão do Affordable Care Act para as famílias norte-americanas.

Ao final do discurso, Obama cumprimentou os presentes, ao lado de Biden e da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, veja o vídeo dos cumprimentos abaixo.

 

 

Deixe um comentário

Leia também

Elon Musk desafia acusadora abuso sexual para descrever como são suas partes íntimas

JSNEWS – Elon Musk disse que a mulher que o acusou de má conduta sexual de ser uma &…