Política

Na nova composição na Câmara, Nancy Pelosi é eleita presidente

Sem surpresa, a democrata Nancy Pelosi, 78, foi eleita na quinta-feira, 3, a nova presidente da Câmara dos Deputados. Apesar de esperada, a vitória da congressista da Califórnia não deixa de ser mais uma notícia para azedar o dia do presidente Donald Trump, depois de ele ser obrigado a ver o partido adversário retomar o controle da Casa, já que os republicanos mantiveram o Senado.

Com a vitória, ela retorna ao cargo que perdeu em 2011, após os republicanos assumirem o comando da Câmara. Pelosi recebeu 220 votos e derrotou o republicano Kevin McCarthy. Apesar de assegurar o número necessário para presidir a Casa, a congressista sofreu baixas entre os próprios democratas: ao menos 13 colegas de partido não votaram na deputada.

Antes mesmo de ser eleita, Pelosi já havia sinalizado que não descarta o indiciamento de Trump, a depender dos resultados da investigação do procurador especial, Robert Mueller, sobre a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016. O objetivo é saber se houve conluio entre a campanha de Trump e os russos. A Câmara que Pelosi passa a presidir a partir da quinta terá 235 democratas e 199 republicanos – uma disputa na Carolina do Norte ainda está em aberto.

Será uma Câmara diversificada, com alguns recordes batidos nas últimas eleições de meio mandato presidencial, entre eles o de maior número de mulheres eleitas – embora a participação de republicanas tenha diminuído na nova configuração do Congresso.

É a Câmara que tem a mulher mais jovem a assumir um posto na casa: a nova-iorquina Alexandria Ocasio-Cortez, 29. Ela é ainda uma das mais proeminentes representantes da ala mais progressista dentro do Partido Democrata —e que já sinaliza choques com nomes tradicionais da legenda em torno de medidas de austeridade econômica. Terá também congressistas muçulmanas pela primeira vez – Ilhan Omar, de Minnesota, e Rashida Tlaib, de Michigan. Haverá mulheres indígenas, duas latinas eleitas no Texas – pela primeira vez – e duas negras, eleitas por Massachusetts e Connecticut.

Deixe um comentário

WordPress Ads