Brasil Política Saúde

Eduardo Bolsonaro, Ministra da Agricultura e Advogado-Geral testam positivo para Covid

COM G1 – O deputado federal Eduardo Bolsonaro, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal, estão com Covid-19. A ministra e o deputado informaram sobre o teste positivo na manhã desta sexta-feira. Bianco Leal testou positivo na noite de quinta-feira e agora aguarda o resultado de uma contra-prova.
O filho do presidente estava na comitiva do governo federal para Nova York, onde o presidente discursou na Assembleia-Geral da ONU, e é o terceiro caso anunciado do grupo. Já a ministra é a segunda do governo infectada nos últimos dias, após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também ser diagnosticado com a doença. Cristina, entretanto, não estava na comitiva de Nova York, assim como Bianco.

Segundo as redes sociais da ministra, nesta quinta-feira ela esteve com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Bianco Leal estava presente nesta quinta-feira no evento de recondução de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da União. O advogado está assintomático.

O ministro Tarcísio Freitas tinha agenda pública prevista para Santos. O ministro já realizou um exame PCR após a informação do teste de Tereza Crisitna, que apresentou resultado negativo.

“Bom dia! Informo a todos que testei positivo para Covid-19. Estou bem. Cancelei meus compromissos presenciais e permanecerei em isolamento durante o período de orientação médica”, disse Tereza Cristina.

Aglomeração e pouca máscara
Eduardo Bolsonaro comentou sobre o teste positivo nas redes e aproveitou para criticar a proposta do passaporte sanitário, que exigiria a comprovação de vacinação para a realização de algumas atividades. No entanto, em inúmeros momentos da viagem, tanto Eduardo como o resto da comitiva não cumpriram os protocolos sanitários adequados. O filho do presidente, assim como Queiroga, foram fotografados sem máscara e estiveram em aglomerações.

Além de Eduardo Bolsonaro, cerca de 50 pessoas que participaram da viagem aos Estados Unidos também estão em isolamento por determinação da Anvisa, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, que permanece no Palácio da Alvorada. A comitiva será testada no final de semana e, se receber um resultado negativo, poderá voltar às atividades presenciais na próxima semana.
Na última quarta-feira, o secretário de Comunicação da Presidência, André Costa afirmou que Bolsonaro está assintomático e que seguirá no Palácio do Alvorada até o período de cinco dias após o último contato com Queiroga, que se deu terça-feira. Esse regramento, previsto no guia do Ministério da Saúde epidemiológico para o vírus, valerá para todos os outros.

“O presidente encontra-se no Alvorada, totalmente assintomático, e seguirá essas orientações”, disse André Costa.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads