Home Biden Bolsonaro nega que pediu ajuda a Biden para vencer Lula nas eleições
Biden - Brasil - Política - 2 semanas atrás

Bolsonaro nega que pediu ajuda a Biden para vencer Lula nas eleições

ESTADO O presidente Jair Bolsonaro (PL) negou nesta segunda-feira, 13, que tenha pedido ajuda ao presidente dos EUA, Joe Biden, para garantir sua reeleição em outubro.

Segundo reportagem publicada pela Bloomberg no último sábado, 11, Bolsonaro pediu ajuda a Biden para vencer a corrida presidencial este ano e retratou seu principal adversário nas urnas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como um “risco para os interesses americanos”. A declaração, de acordo com o serviço de notícias, ocorreu em um encontro privado entre ambos os presidentes durante a Cúpula das Américas.

“Não existe isso aí. Teve uma reunião bilateral ampliada, com 20 pessoas presentes, 30 minutos de conversa e depois pedi uma reservada com Joe Biden. O que nós tratamos ali é reservado, cada um pode falar o que bem entender. O que eu conversei com Biden não sai de mim e não sai do Carlos França (Ministro das Relações Exteriores)”, disse, reforçando que a matéria seria apenasespeculação”.

A Bloomberg atribuiu a informação a fontes anônimas “familiarizadas com o tema”. 
A reportagem causou reação entre políticos brasileiros. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que integra a campanha de Lula, opinou nas redes que o suposto pedido de ajuda deveria configurar crime.
“Em qualquer lugar do mundo, pedir a intervenção de uma nação estrangeira em assuntos internos é crime de alta traição à pátria”, publicou.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, concordou com o parlamentar e disse que o episódio é “caso de impeachment”.

“É humilhante para o Brasil ter um presidente que pede ajuda aos EUA para ganhar eleições. Pediu um golpe! Despreza a soberania popular. Tem razão, Randolfe, é caso de impeachment”, escreveu.

Deixe um comentário

Leia também

PF prende ‘coiote’ que intermediou imigração ilegal de brasileira que morreu na fronteira do México com os EUA

Da redação com EXTRA – A Polícia Federal do Brasil prendeu um homem de 38 anos suspe…