Local

Verão – jamais deixe a sua criança trancada dentro do carro

Jehozadak Pereira

Todos os anos no quente verão americano tem-se notícia de que alguma criança morreu ao ser deixada trancada dentro de um carro, geralmente fechado. O esquecimento nunca é proposital, mas é via de regra mortal para as crianças. A National Higway Traffi c Safety Administration, faz campanhas de alerta e esclarecimento todos os anos e adverte que é importante entender que as crianças são mais vulneráveis à insolação do que os adultos, independentemente de você ser pai, mãe, cuidador ou espectador.

Uma destas campanhas de alerta é a ‘Where’s baby? – Look before you lock?’ – ‘Onde está o bebê – Olhe antes de trancar (o carro)’, em uma tradução livre. A temperatura corporal de uma criança aumenta de três a cinco vezes mais rápido do que a de um adulto. Quando uma criança é deixada trancada em um veículo no verão, a temperatura dessa criança pode aumentar de maneira rápida e mortal.

A insolação começa quando a temperatura corporal atinge cerca de 104 graus. Uma temperatura corporal de cerca de 107 graus é letal. Em 2017, 42 crianças morreram de insolação veicular. Entre 1998 e 2017, 472 crianças morreram de insolação depois que foram deixadas ou esquecidas no interior de carros no verão.

DICAS E ALERTAS PARA PREVENIR MORTES DE CRIANÇAS TRANCADAS EM CARROS NO VERÃO

– Nunca deixe uma criança sozinha em um veículo
– mesmo que as janelas estejam parcialmente abertas ou o motor esteja funcionando e o ar-condicionado esteja ligado;
– Crie o hábito de olhar no veículo – frente e atrás – antes de trancar a porta e ir embora
– Coloque uma bolsa ou pasta no banco de trás para garantir que seu filho não seja deixado acidentalmente no veículo;
– Escreva uma nota ou coloque um bicho de pelúcia no banco do passageiro para lembrá-lo de que uma criança está no veículo;
– Ensine as crianças que um veículo não é uma área de lazer e guarde as chaves fora do alcance delas;
– Se você ver uma criança sozinha em um carro trancado, ligue imediatamente para o 911;
– Uma criança em perigo devido ao calor deve ser removida do veículo o mais rápido possível e rapidamente resfriada.

Em apenas 10 minutos, a temperatura dentro de um veículo pode atingir níveis mortais. Se você tem uma criança crie o hábito de olhar no banco de trás toda vez que sair do carro. Lembre-se: jamais deixe uma criança trancada dentro de um carro nem por ‘um minuto’.

Deixe um comentário

WordPress Ads