Local

Tornados provocam destruição em Upton e Douglas

Jehozadak Pereira

Os moradores de Douglas e Upton, cidades na região de Worcester, foram surpreendidos na madrugada da quinta-feira, 26 com dois tornados de acordo com o National Weather Service. O dois tornados são da categoria EF-1 com ventos máximos em torno de 100 milhas por hora e foram acompanhados de uma série de fortes tempestades.

O primeiro tornado atingiu as cidades de Douglas, Uxbridge e em Northbridge com um comprimento de 4,4 milhas e uma largura máxima de 200 jardas, de acordo com o serviço meteorológico. As autoridades conformaram que foi na cidade de Douglas, onde o tornado produziu a maior parte do dano. Por onde passou o tornado deixou um rastro de destruição e pânico nos moradores do local e dezenas de casas e estabelecimentos sofreram danos em Douglas e nas outras cidades, de acordo com uma equipe do National Weather Service.

Grandes árvores foram desenraizadas e os galhos caíram sobre muitas casas cobrindo-as e atravancando as ruas e avenidas. O segundo tornado ocorreu em Upton, com um comprimento de uma milha e uma largura máxima de 100 jardas, por volta das duas e meia da manhã, arrancando telhados de casas, arrancando árvores e derrubando linhas de energia. O brasileiro Roberto de Paula Souza, que mora em uma casa de cinco famílias conta acerca dos estragos e da experiência assustadora.

“A casa onde moro foi considerada inabitável e ainda não decidiram se ela será demolida. Fomos surpreendidos no meio da madrugada e esperávamos apenas por chuvas. Ninguém fi cou ferido e a Red Cross deu dinheiro e providenciou abrigos para todos os desalojados. Pessoas perderam carros e janelas voaram por quase meia milha”, diz Roberto que mora há dois anos no local.

Ainda de acordo com Roberto, o local parecia uma zona de guerra por muitas quadras por causa da destruição, árvores arrancadas, cercas derrubadas. “É preciso estar preparado com lanternas, estacionar os carros longe das árvores, checar sempre o amber alert e ter um seguro contra a queda de árvores sobre os carros”, finaliza Roberto.

Os relatos de outros moradores da região são apavorantes e as autoridades não estimaram os prejuízos totais. Ninguém fi cou ferido. A Red Cross presta auxílio para os moradores que foram forçados a abandonar suas casas e estabelecimentos. A Massachusetts Emergency Management Agency (MEMA) acompanha as equipes de avaliação nas inspeções para avaliar e levantar os danos.

Deixe um comentário

WordPress Ads