Local Saúde

SOS da vida – Falando em determinação

Por: Eliana Pereira Ignacio

Olá, meus caros leitores, hoje trago um assunto ou melhor uma palavra, um conceito, um significado que pode ter um grande impacto na vida das pessoas. Estou falando de: determinação. A palavra determinação tem origem em de Determinar, ou seja, chegar ao fim e de modo literal quer dizer “colocar limites”. Por analogia, uma pessoa determinada é aquela que chega ao f m do que ela mesma delimitou. Portanto determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso.

E possível afirmar que quando se está possuído por uma inabalável determinação, o resultado será conseguir superação independentemente das circunstâncias. Ter determinação requer que as pessoas, sejam sempre humildes, recatados e despidos de orgulho. O que faz muito sentido e mostra que o conceito de determinação é algo ligado essencialmente ao indivíduo, ele que opta pela ação, pelo projeto e pelo resultado.

Claro que as variáveis externas influenciam, contudo é uma posição do indivíduo que fará ou não a diferença. Sendo assim, de modo prático e bastante genérico, conseguimos identificar que temos um indivíduo com um objetivo final percorrendo um caminho para atingi-lo. Lembrando que todos temos projetos, sonhos e objetivos. Mas apenas os determinados conseguem chegar ao final deste caminho e conquistar o que deseja.

Essa é a diferença. A determinação deve existir em situações diversas, sejam estas muito impactantes ou menos relevantes. A pessoa determinada possui e demonstra paixão, dedicação e desenvolve muito planejamento, que deve ser seguido passo a passo de forma organizada. Primeiramente, o objetivo precisa ser definido, de maneira clara e detalhada, faz necessário saber o que quer e assim vai saber desenhar seu caminho até lá.

E preciso saber também a clareza do objetivo final, caso contrário não saberá aonde chegar, então naturalmente não saberá por onde andar.

Não se iluda e principalmente não deixe a maré te levar! Quando se trata de objetivo, ele deve ser direto com aspectos qualitativos e quantitativos, ou seja, se o objetivo for emagrecer ou comprar um carro, devera delimitar da seguinte maneira: quantos quilos vai querer emagrecer e em quanto tempo. Vou comprar um carro, zero marca, cor e valor ,daqui a tantos dias, meses ou anos,.

Além de segmentar bem seu objetivo, determinar o prazo para ele aconteça é essencial para o próximo passo – Estabelecimento de metas e metas e acompanhamento das mesmas. As metas são marcos com uma duração determinada que auxiliam no desenvolvimento de um projeto, as metas, representam o que se quer alcançar ou a finalidade de um projeto.

A coluna de sustentação da meta e composta por três itens os quais devem ser respeitados de maneira rígida são eles: Foco, Equilíbrio e perseverança, O foco vai fazer com que você fique firme ligado no seu objetivo, não fique traído; pois ao se distrair pode perder o equilíbrio e neste momento cair, ou perder algo que já tenha conseguido e ter que levantar ou recomeçar e neste caso a perseverança vai ser indispensável, pois terá que recomeçar quantas vezes for necessário. Provavelmente ajustes a serem feitos e barreiras aparecerão.

Mas os determinados são persistentes, querem muito atingir suas metas, possuem uma paixão pelo objetivo e lutam, lutam sempre. Não é fácil, mas ninguém disse que seria, são expressões conhecidas nestes momentos de luta, garra, persistência e determinação. Ser determinado é possuir a capacidade de superar a frustração, a ansiedade e o medo e perseguir seu objetivo até o fim, até sua conclusão.

Os conceitos explanados não são novos nem inovadores. São dados, informações e linhas de pensamento que tive contato em algum momento de minha vida e neste momento estou aplicando isso de modo estratégico e compartilhando para que você consiga visualizar o impacto que tudo isso tem em sua vida e carreira.

Em suma Determinação é uma combinação de paixão e perseverança, uma crença de que o fracasso pode ser supera do. É uma vontade de vencer desafios em vez de evitá-los. A única pessoa que realmente pode te empurrar pra frente na vida é você mesmo. Determinação é tanto uma característica quanto uma habilidade.

Até a próxima semana!!!

Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Apocalipse 14:1

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads