Local Saúde

Sorrir é o melhor remédio para o bem-estar físico e emocional

Por: Eliana Pereira Ignacio-
Olá meus caros leitores, hoje venho lhes falar sobre sorriso, um remédio natural, que pode ser indicado em vários casos e de diferentes dosagens. Porem sempre são eficazes. Sorrir libera substâncias químicas associadas ao bem-estar, tudo começa com a liberação de endorfinas. Mesmo em um sorriso falso, o movimento do rosto, dos ossos e nervos provoca a liberação dessa substância químicas associada ao bem-estar do corpo. As endorfinas promovem uma sensação positiva geral que influencia diretamente na saúde física e mental.

Sorrir estimula o sistema imunológico; pois as mesmas endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, reduzindo o estresse e aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções. Esse incrível movimento do seu corpo melhora sua resistência às doenças.

O sorriso alivia a tensão física e o estresse uma boa risada alivia a tensão física e o estresse, deixando seus músculos relaxados por até 45 minutos depois. Para quem sofre dores crônicas, as endorfinas liberadas pelo sorriso são uma ótima forma de conter a dor, aliviando tensões por todo o corpo.

O sorriso faz bem para o coração, quando você sorri, seu fluxo sanguíneo aumenta, melhorando a função dos vasos, o que te protege contra ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares. Um sorriso pode reduzir a ansiedade e o medo, o mesmo pro cesso que libera endorfina enquanto você sorri, também diminui o hormônio cortisol. Ele é o principal responsável por sentimentos negativos como a ansiedade, o estresse e o medo.

Além disso, quem vive com um bom humor constante consegue olhar para as situações de risco de outra perspectiva, vendo cada problema de modo mais realista e menos ameaçador. Compartilhar um sorriso gera relações de confiança, diversas pesquisas provam que, ao sorrir, automaticamente gera mais empatia e confiança nas pessoas a sua volta.

É muito mais fácil se identificar com alguém que já vem de peito aberto e sorriso no rosto te receber, não importa se é um desconhecido ou alguém muito próximo. Sorrir ajuda a resolver conflitos, no trabalho, na família, na escola: não interessa onde for, o riso ajuda na resolução de conflitos que antes se apresentavam como rígidos, pesados, imutáveis.

A característica solta e transitória do sorriso nos ajuda a olhar para a vida com menos peso. Encarar cada fato de forma crua, sem nos entregar completamente aos desvios da mente. Quando sorrimos, ficamos também ficamos mais resilientes.
Um sorriso atrai mais pessoas para perto de você, segundo pesquisas, as pessoas ficam mais atraentes quando sorriem. Faça esse experimento: saia um dia na rua sem mostrar os dentes para ninguém e, no outro, sorria para todas as pessoas que encontrar. É bem provável que seu sorriso contagie e gere experiências inusitadas. Sorrir inspira comportamentos positivos, nossas ações trazem resultados para a vida o tempo todo.

A forma como encaramos cada uma das situações que nos aparecem é fundamental para determinar as consequências de nossos atos. Quando cumprimos com nossas tarefas sorrindo, inspiramos melhores sensações e comportamentos em nós e nos outros. O sorriso interno é o melhor remédio da mente, em vez de reagir a cada situação, porque não agir com um sorriso? Em vez de jogar, se culpar, culpar os outros, se estressar, lutar, sofrer, o que acontece se você experimentar sorrir para toda a sua confusão interna e externa? Não precisa nem sorrir de forma física visível.

O sorriso interno já basta para aliviar as questões da mente.

Quando não nos fixamos em visões aparentes, conseguimos ver o todo com mais fluidez, mais possibilidades, um caminho aberto para atuarmos com um sorriso no rosto e brilho nos olhos. Ter uma visão clara dessa mente não aprisionável é um dos melhores remédios para questões que levam a doenças mentais. “Já que todos os fenômenos são apenas espectros, perfeitos sendo apenas o que de fato são, sem qualquer inclinação para bem ou mal, aceitação ou rejeição, podemos realmente gargalhar”.

Sorriso também gera a longevidade, pesquisas indicam que pessoas que sorriem muito durante a vida tem uma expectativa de 5 a 7 anos mais longa. Além de tudo isso, sorrir frequentemente não faz apenas bem para você, mas para todas as pessoas ao seu redor.

Tem coisa mais gostosa do que se sentir bem ao mesmo tempo que fazemos o bem para o outro? “Toda vez que você sorri para alguém, é uma ação de amor”, dizia Madre Teresa de Calcutá. Encontre tudo aquilo que te faz sorrir e use desses recursos o tempo todo. Conviver com pessoas que te fazem bem, criar conexões com sonhos, atividades físicas ou espirituais, trabalhos, projetos. Quando agimos sorrindo, agimos melhor e transformamos o mundo com a mesma intensidade positiva. “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” – William Shakespear.

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University.
Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads