Biden Local Novo Normal Política

Senadora Elizabeth Warren (Dem. MA) diz que foi uma ‘minoria’ que bloqueou projeto de lei sobre aborto dos democratas

JSNEWS – A senadora Elizabeth Warren (D-Mass.) , alegou que teria sido uma “minoria” de senadores que bloqueou a aprovação de um projeto de lei de aborto proposta pelos democratas, apesar da maioria dos senadores votar contra.

“Eu acredito na democracia, e não acredito que a minoria deva ter a capacidade de bloquear coisas que a maioria quer fazer. Isso não está na Constituição”, disse o senadora à uma repórter da CNN após a votação. “O que estamos falando agora de direitos individuais e liberdades para a metade da população dos Estados Unidos da América. Acho que é o suficiente para dizer que é hora de se livrar dessa obstrução“, acrescentou.

A referência de Warren à obstrução pode ter sido inadequada, considerando que a maioria à prova de uma obstrução no senado é de 60 votos e o projeto não conseguiu reunir uma maioria simples, falhando por uma margem de 51-49.

Alguns críticos da fala da senadora foram às redes sociais para dizer a alegação de Warren de que 51 votos não seria uma maioria e sim minoria, com alguns considerando a fala da senadora de “confusa“, e outros sugerindo que ela não sabia como fazer matemática, uma vez que 51 é maior que 49.

“Uma maioria bipartidária do Senado acabou de votar a lei de aborto radical do Dems. 51 é maior que 49, mesmo usando matemática de Harvard, não se pode chamar o lado perdedor de maioria só porque se discorda do resultado”, escreveu em seu Twitter o senador Ted Cruz, (R-Texas), referindo-se ao senador Joe Manchin, (D-W.Va.), que votou ao lado dos republicanos contra o projeto.

“… A maioria literalmente fez o que queria fazer: acabar com a lei”, escreveu o comentarista conservador Jason Rantz, enquanto o candidato republicano ao Senado da Califórnia, Mark Meuser, “Vivemos em uma república constitucional [sic], não em uma democracia. Por favor, leia sua constituição, algo que você já deveria ter lido desde que fez um juramento para defendê-la.”

“O que a obstrução tem a ver com o fracasso do projeto de lei de aborto do Dems no Senado hoje???? 51 senadores, maioria, votaram não para o projeto. É como viver em um mundo surreal distorcido onde Dems e aliados da mídia continuam fingindo que a obstrução parou a conta”, escreveu o jornalista Glenn Greenwald.

Deixe um comentário

WordPress Ads