Local Política

Policia investiga possível incêndio criminoso que destruiu cédulas eleitorais em Boston

Da Redação – Uma urna posicionada do lado de fora da Biblioteca Pública de Boston foi incendiada na manhã desse domingo, 25, em um ato aparentemente deliberado. As autoridades Estaduais e municipais qualificaram esse ato de “ataque embaraçoso à democracia“.

O secretário de Estado Bill Galvin relatou que tanto o escritório do promotor federal Andrew Lelling quanto o FBI estão investigando o ato que deixou várias cédulas danificadas e de acordo com Bill Galvin, o incêndio começou por volta das 4 da manhã na caixa de correio da Copley Square.

A polícia de Boston divulgou duas imagens de um homem, que parece atear a caixa de correio.

Em uma declaração conjunta, o prefeito de Boston Marty Walsh e Galvin observaram que “qualquer esforço para minar ou alterar o processo eleitoral deve ser punido em toda a extensão da lei. Pedimos aos eleitores que não se deixem intimidar por este ato maligno e continuem comprometidos em fazer suas vozes serem ouvidas nesta e em todas as eleições“, disse o comunicado.

O encarregado da Divisão de Boston do FBI, Joseph R. Bonavolonta, confirmou que as autoridades federais estão tratado esse assunto como “tentativa de incêndio criminoso e que nas próximas semanas, a prioridade para nossos escritórios ajudar a manter a integridade do processo eleitoral em Massachusetts por meio da aplicação agressiva das leis eleitorais federais”, disse.

De acordo com o Jornal Boston Globe, havia 122 cédulas dentro da urna quando os funcionários a esvaziaram na manhã de domingo a caixa de correio, destas, apenas 87 das quais estavam legíveis e puderam ser processadas, das 35 restantes, a maioria “provavelmente poderia ser lida“, mas que dez estavam “gravemente danificados” e ilegíveis, informa o jornal em seu site.

A caixa de correio havia sido esvaziada pela última vez pelo Departamento de Eleições de Boston pouco antes das 14h30 de sábado.

As autoridades pedem aos eleitores que usaram as urnas entre o sábado à noite e na madrugada de domingo para rastrear suas cédulas online ou entrar em contato com o Departamento de Eleições de Boston.

“Todos os eleitores afetados receberão uma cédula substituta que será enviada pela cidade de Boston e os eleitores tem a opção de usar essa cédula substituta ou votar pessoalmente’, disse o gabinete do secretario Galvin.
A caixa de correio do lado de fora da biblioteca da Praça Copley “não sofreu danos externos“, e de acordo com as autoridades municipais, ela ainda está disponível para os eleitores votarem.

O gabinete do Prefeito de Boston disse que todas as 17 caixas de correio da cidade estão sob vigilância 24 horas e são esvaziadas diariamente.

O incidente em Massachusetts ocorre quando 1,6 milhão de pessoas já votaram para a eleição de 3 de novembro.

Deixe um comentário

WordPress Ads