Local

Pirataria de sinais de TV provoca prejuízo

Jehozadak Pereira

Recentemente o jornalista Ricardo Feltrin, titular da coluna TV e Famosos no UOL.com.br, publicou uma reportagem onde afirma que os brasileiros nos Estados Unidos pirateiam deliberadamente os sinais da Globo, Record e SBT.

De acordo com Feltrin é possível comprar na internet equipamentos que após instalados quebram os código de todos os canais pagos. Aparentemente, há uma grande vantagem financeira para o usuário que paga pelo aparelho e fi ca isento de mensalidade, mas que incorre em um crime que é passível de prisão. Com isto o prejuízo das operadoras e produtoras de conteúdo sofrem prejuízos milionários todos os anos.

De acordo com publicação no UOL, milhares de brasileiros, especialmente em Massachusetts estão comprando as famosas caixinhas – brazil boxes – que pirateiam não só o sinal das TVs brasileiras como também da Globo, Record e SBT o que lhes permite assistir programas, especialmente futebol, shows, telejornais e novelas em tempo real com o Brasil. As ‘brazil boxes’ são anunciadas livremente nos bazares e grupos nas redes sociais e podem ser compradas pela internet em sites muito populares.

A reportagem do JS News conversou com Joaquim Cavainag, diretor da Superstation Media, representante da Globo nos Estados Unidos e Canadá, para quem todos perdem com a pirataria – anunciantes, patrocinadores e o público.

“Estão tirando o emprego de milhares de pessoas, além de ser errado, ilegal contrário a tudo o que viemos fazer aqui nos Estados Unidos que é trabalhar e viver honestamente e burlar o sistema. Praticar a pirataria digital é ilegal e é crime”, diz Joaquim. Porém, quem compra as famosas caixinhas para piratear programas das TVs podem ficar no prejuízo, pois a Coalizão Internacional Contra a Pirataria (IBCAP) que representa mais de 130 canais de televisão de todo o mundo, trabalha para proteger o conteúdo de vídeo de seus membros contra a violação de direitos autorais, monitorando e detectando pirataria, aumentando a conscientização do consumidor, reportando suspeitos da prática às autoridades governamentais, e organizando ações legais para proteger os direitos autorais e outros interesses de seus representados.

Ao detectar a pirataria, a IBCAP tem literalmente cortado o sinal das caixinhas tornando-as sem serventia e com isto diminuído o serviço irregular de transmissão, com isto o usuário não tem a quem reclamar. A pirataria de conteúdo está prejudicando gravemente a indústria de entretenimento, subtraindo receita dos legítimos produtores e emissoras, restringindo assim o crescimento e a inovação.

A parceria dos canais brasileiros com a IBCAP permite que as partes compartilhem informações, aprimorem a detecção e implementem estratégias para desbaratar o setor de pirataria. A IBCAP foi criada para impedir a distribuição não-autorizada e ilegal de conteúdo de televisão internacional.

O objetivo da IBCAP é reforçar os direitos autorais e marcas registradas de nossos membros, identificando fontes de vídeo não autorizadas, coletando evidências e ajudando com ações legais e investigações criminais contra indivíduos e empresas envolvidas em atividades de pirataria. Para mais informações sobre a IBCAP visite: www.IBCAP.us.

ALERTAS & DICAS

– Não compre ‘caixinhas’ pois elas são irregulares e piratas
– É crime o uso de ‘caixinhas’
– Você pode ser processado judicialmente
– Haja com honestidade e não provoque prejuízo
– Respeite o direito de propriedade intelectual

Deixe um comentário

WordPress Ads