Local

Peter Pan Bus continuará permitindo checagens do ICE em seus ônibus

A Peter Pan, que tem sede em Springfield, Massachusetts, “sempre e continuará a cooperar com a aplicação da lei”, afirmou Christopher Crean, vice-presidente de segurança da companhia. Alguns dos concorrentes das linhas de ônibus revisaram ou estão revisando suas políticas de longa data, mas a Peter Pan continua preocupada com o potencial tráfico de crianças em seus ônibus, disse Crean.

A empresa é membro do Truckers Against Trafficking, um grupo formado por empresas para combater o tráfico de pessoas, além de um esforço regional similar por companhias no oeste de Massachusetts. “Seria contraditório não permitir, especialmente se isso pudesse impedir que alguma criança de ser traficada. Não acho que veremos esse problema de maneira diferente agora, seja pela Border Patrol ou outra agência de aplicação da lei”, afirmou Crean.

A empresa não forneceu qualquer estimativa de quantas vezes, nos últimos anos, agentes da imigração embarcaram nos ônibus da companhia. Mas Crean disse que as abordagens “não são frequentes”, dado que as rotas da empresa estão concentradas no trânsito entre as principais cidades do nordeste, incluindo Boston, New York, Filadélfia e Washington.

A Greyhound, a maior empresa de ônibus do país, disse no mês passado que não vai mais permitir que agentes da Border Patrol embarquem em seus ônibus sem mandado. A Concord Coach Lines, com sede em New Hampshire, que conecta as comunidades de New Hampshire e Maine com Boston e New York, seguiu o exemplo na sexta-feira da semana passada.

Os anúncios vieram depois que a Associated Press publicou um memorando de Proteção de Fronteiras e Estados Unidos, dizendo que seus agentes não podem embarcar em ônibus particulares sem o consentimento da empresa de ônibus.

A Greyhound e outras empresas haviam insistido anteriormente que não tinham escolha a não ser permitir as verificações de imigração, mesmo que não gostassem delas. A American Civil Liberties Union (ACLU) vem pedindo às empresas de ônibus que permitam que os agentes da Border Patrol entrem em seus ônibus apenas se tiverem um mandado, observando que a agência tem intensificado a aplicação além das fronteiras imediatas do país nos últimos anos.

“A Peter Pan Bus Lines está no negócio de transportar seus passageiros com segurança de um lugar para outro”, disseram os capítulos da ACLU de New Hampshire, Maine e Vermont do grupo de direitos civis em uma carta conjunta à empresa em 2018. “Não deve estar no negócio de sujeitar seus passageiros a interrogatórios intimidadores, buscas sem suspeitas e prisões sem mandado e ameaça de deportação. Boston é uma das cidades-santuário onde unidades da Border Patrol, algumas das quais com treinamento tático, foram implantadas recentemente para reforçar os esforços de imigração.

Deixe um comentário

WordPress Ads