Local Saúde

Parentalidade: desenvolvimento da criança

Eliana Pereira Ignacio  – Olá, meus caros leitores dando continuidade, ao tema da semana passada Parentalidade, hoje trago o desenvolvimento de uma criança; entender o desenvolvimento de uma criança é essencial para uma boa Parentalidade.

Desta forma, os responsáveis entenderão a melhor forma de prestar suporte à criança na fase inicial de sua vida. Cada filho cresce e se desenvolve em sua própria velocidade, as áreas que ele irá apresentar mudanças são:

  • Sua altura e seu corpo;
  • O que ele pode fazer;
  • Como ele pensa, como fala, como aprende e entende;
  • O que eles sabem, como eles reconhecem e como eles controlam seus sentimentos;

Como eles interagem e se dão com outras pessoas. É comum que o desenvolvimento de uma criança seja descrito em estágios, tarefas e marcos. Estágios: quando desenvolvimento acontece em um certo período de tempo, cada estágio complementa o outro que veio anteriormente.

Tarefas: quando a criança está aprendendo ou aprendeu uma nova competência; Marcos: cada estágio é marcado por um acontecimento específico, que diz se a criança vai se desenvolver normalmente e como o esperado. Crianças não costumam se desenvolver sozinhas, por isso a parentalidade é necessária. Afinal, seu filho não irá aprender a ler sozinho, apenas ao ser deixado com um livro. Ele precisará de exemplos e da ajuda de adultos preocupados e carinhosos. Essas pessoas serão responsáveis por dar a estrutura necessária para que ele aprenda a ler.

DIFERENÇAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DA PARENTALIDADE
Ao exercer sua parentalidade, é preciso saber que toda a criança é diferente, e ninguém é perfeito. Isso significa que o desenvolvimento de seu filho pode ser diferente do filho de seu amigo ou vizinho, e isso é normal. Às vezes, ao aprender algo, a criança pode se sentir frustrada e acabar largando a atividade. Este fator não significa que ela não aprenderá aquilo nunca mais, só que ela precisa de um tempo para desenvolver certa habilidade.

Tentar se manter paciente e respeitar o tempo de seu filho é uma ótima forma de ter uma boa parentalidade. Assim, a criança não se sentirá pressionada e preocupada com as mudanças que está passando. Caso algo pareça estar errado a respeito do desenvolvimento de seu filho, consulte o médico pediatra responsável pela criança.
Desta forma, ele poderá verificar se existe mesmo algo fora do normal e você aprenderá a melhor maneira de lidar com isso. Para exercer sua parentalidade corretamente.

DICAS PARA CRIAR UMA CRIANÇA SAUDÁVEL
Mostre seu carinho e amor Sua criança pode se sentir negligenciada se não receber a atenção que precisa. Logo, é preciso que você demonstre seu carinho e seu amor sempre que possível. Afinal, a criança não consegue adivinhar por si mesma os seus sentimentos, ela precisa ouvir dos pais e de suas figuras de parentalidade sua importância e o quanto ela é amada.

SEJA UM PORTO SEGURO PARA SEU FILHO
Ao ter uma boa relação de parentalidade, é possível desenvolver confiança entre pais e filhos. Desta forma, a figura paren tal se torna um porto seguro para a criança. Alguém com quem ela possa contar sempre que precisar de ajuda. Demonstre ao seu filho que você está sempre disposto a ouvi-lo. Assim, se ele enfrentar algum problema, poderá correr para a sua ajuda.

VALIDE OS SENTIMENTOS DO SEU FILHO
Sempre lembre sua criança que os sentimentos dela são válidos.

Quando ela começar a chorar por querer algo, e não poder ter, assegure-a de que você entende seu sentimento de frustração, mas que não é possível mudar a situação. Mostrar que você se importa e entende os sentimentos de seu filho é um bom passo para exercer sua parentalidade com sucesso. Desta maneira, a criança entenderá que o que está sentindo não é errado, e que ela tem o direito de se expressar. “Honra teu pai e tua mãe, a fi m de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” Êxodo 20:1

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualifi cações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads