Local

NY tem menor taxa de homicídios em 70 anos

O número de assassinatos caiu quase 45% nos últimos dez anos. Em 1990, ano que terminou com um número recorde, a cidade teve 2.245 homicídios. Em 2018, após um aumento de 8% no número de homicídios no primeiro semestre, New York conseguiu concluir o ano com um mínimo histórico e em outubro teve seu primeiro fim de semana em 25 anos sem qualquer registro.

Em relação a 2017 houve uma queda de 1% no número de homicídios. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o prefeito Bill de Blasio elogiou o trabalho da força policial e avaliou que os bons números são resultado, em parte, da nova estratégia de polícia comunitária adotada em 2015.

A estratégia consiste em designar os mesmos policiais para áreas definidas visando fortalecer os vínculos com a população local, identificar melhor as necessidades e promover a cooperação. Além da queda no número de homicídios, houve uma redução de assaltos ou ameaças (7,7%) e roubo de automóveis (4%), mas as agressões sexuais cresceram 22,4%.

“Finalmente, a falta de denúncia histórica do passado está se resolvendo”, comentou Bill de Blasio, considerando que houve um efeito #MeToo, no qual mais vítimas tem coragem de apresentar queixa. Para o prefeito, não houve um aumento de casos de agressões sexuais e sim um crescimento das denúncias.

Deixe um comentário

WordPress Ads