Local

NH aprova projeto de lei que permite que indocumentados tenham carteira de motorista

A Assembleia Legislativa de New Hampshire aprovou na quarta-feira, 20, uma lei que permitirá que os residentes indocumentados no estado obtenham uma carteira de motorista. Os defensores da medida dizem que imigrantes indocumentados que já vivem no estado devem ter permissão para poder dirigir sem infringir a lei. Eles argumentam que muitos já estão dirigindo sem licenças e essa lei tornaria as estradas mais seguras.

“Pessoas indocumentadas que moram em nosso estado podem ter vindo aqui ainda jovens, sem nenhuma culpa”, disse o deputado Casey Conley, um democrata de Dover, que é favorável ao projeto. Eden Suoth que trabalha com uma organização sem fins lucrativos que defende a comunidade indonésia de New Hampshire, e que participou de uma audiência sobre a medida no início deste mês, disse que as carteiras de motorista são uma grande preocupação para as pessoas em seu círculo que estão em vários estágios de solicitação de asilo e outros processos para ajuste de status.

Antes da votação de quarta-feira, o deputado Sherman Packard, um republicano de Londonderry, sugeriu que a lei seria uma recompensa para as pessoas que burlam a lei. “Esse grupo de pessoas infringiu as leis federais ao entrar ilegalmente no país ou ao ficar fora da permanência depois que seus vistos expiraram”, disse Packard. O New Hampshire DMV disse que é fortemente contra o projeto de lei.

“A implementação do projeto de lei proposta aumentaria as oportunidades de atividades fraudulentas em relação à documentação de identidade e documentação relacionada à comprovação da residência em New Hampshire”, disse um porta-voz do DMV. O projeto de lei agora vai ao Senado para votação.

Flórida tramita leis que daria carteira de motorista a indocumentados

Duas leis que tramitam na legislatura da Flórida buscam permitir que imigrantes indocumentados obtenham carteira de motorista estadual. Caso aprovadas, as leis entrarão em vigor no dia 1º de julho. Os dois projetos de lei relacionados, o HB 969 e o SB 1358, foram apresentados e passarão por votação no Senado e na Câmara. Ambos buscam expandir os privilégios de carteira de motorista para imigrantes indocumentados que moram no Sunshine State. O projeto de lei do Senado foi apresentado pelo senador estadual José Javier Rodriguez, enquanto a lei da Câmara foi apresentada pelo deputado estadual Dotie Joseph.

O movimento de apoio a imigrantes, ‘Drive Together Sunshine State’ apoia os dois projetos de lei. Se aprovados, os projetos se tornarão leis e permitirão que os imigrantes usem seus documentos estrangeiros para solicitar uma carteira de motorista. “Orgulhoso de co-patrocinar a legislação que criaria um caminho legal para os indocumentados obterem uma carteira de motorista”, disse o projeto de lei da casa co-patrocinando a deputada Anna Eskamani em um tweet. “[Doze] estados já fazem isso, garantindo maior segurança pública em nossas estradas.

A Flórida deveria ser a próxima”. A Flórida possui mais de um milhão de imigrantes sem documentos que vivem sem o direito ao documento. Caso os projetos sejam aprovados, o candidato deverá ter um I-94 válido. “Imigrantes indocumentados na Flórida já contribuem com US$ 573 milhões em impostos, mas por não terem o direito de dirigir e não têm a identificação oficial, eles têm dificuldade de conseguir um emprego, têm medo de ir ao médico, denunciar crimes e até mesmo levar seus filhos para a escola.

Eles vivem com medo”, disse o senador democrata. “Não imposta o seu status imigratório. Se você está dirigindo nas rodovias, você tem que passar por um teste de direção e também tem que ter seguro no carro”, completou. Os 12 estados citados pela deputada que emitem a carteira de motorista aos imigrantes indocumentados são: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Nevada, Novo México, Utah, Vermont e Washington. Fonte: Gazeta News

Deixe um comentário

WordPress Ads