Local

Mensagem do Cônsul-Geral do Brasil em Boston à comunidade brasileira

1 . Dirijo-me às brasileiras e brasileiros residentes nos Estados de Massachusetts, Maine, New Hampshire e Vermont, que integram a jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Boston. Não dispomos de dados precisos sobre essa comunidade, mas estima-se que abranja entre 350 a 400 mil pessoas, tendo, pelos indícios disponíveis, aumentado nos últimos anos.

Uma forma genérica de aferir o crescimento da comunidade é o número de documentos solicitados ao Consulado. Por essa medida, a média de documentos emitidos em janeiro e fevereiro de 2020 foi cerca de 40 por cento maior do que os dois primeiros meses de 2019.

2. Em 2020, o mundo todo foi surpreendido pela Covid-19 e nossa comunidade foi fortemente atingida pelas consequências econômicas da pandemia. O fechamento das empresas e das escolas transformou consideravelmente o cotidiano de cada um. Aos brasileiros que perderam entes queridos, manifesto nosso sentimento de pesar. Aos profissionais da saúde, devemos nosso respeito e admiração.

Às entidades criadas por brasileiros para auxiliar a comunidade brasileira imigrante, bem como ao Conselho de Cidadãos Brasileiros de Boston, transmito os mais calorosos cumprimentos do Consulado-Geral do Brasil. Sabemos o quanto trabalharam e continuam a trabalhar para apoiar as famílias que tiveram seus ingressos reduzidos em decorrência do desemprego e que ainda enfrentam grandes dificuldades.

3. Assim como todas as demais entidades, o Consulado-Geral do Brasil em Boston também teve de se adaptar. Para cumprir com as restrições impostas pelo estado de Massachusetts com vistas a conter o avanço da pandemia, fomos forçados a reduzir os atendimentos somente às emergências, durante quase dois meses. O número de documentos emitidos caiu drasticamente de 3858, em fevereiro, para 58, em abril.

4. Como é fácil deduzir, quando fomos autorizados a retomar os trabalhos, tínhamos uma enorme demanda reprimida e progressivamente passamos a enfrentá-la. Antes da pandemia, era corriqueiro termos mais de 200 pessoas no Consulado, cinco dias por semana. Hoje, essa agilidade ainda não está autorizada. As restrições estaduais e municipais permanecem, por isso ainda somos forçados a limitar o número de agendamentos e, todos os dias, parte de nossos funcionários deve trabalhar à distância. Ainda assim, com todas as limitações, no mês de setembro, logramos alcançar 92 por cento da média de produção de passaportes e 57 por cento da média da produção total referente ao ano passado. Continuaremos a empenhar todos os esforços para a retomada plena de nossas atividades, em sintonia com as determinações das autoridades locais.

5. Agradecemos a compreensão da comunidade brasileira da jurisdição do Consulado-Geral em Boston com relação aos prazos de entrega e prazos para obter agendamento, consideravelmente dilatados. Já conseguimos, entretanto, reduzir o prazo de entrega de passaportes pelo correio de 6 para 4 semanas e esperamos em breve poder nos aproximar do prazo anterior à pandemia, que era de uma semana.

6. Saiba que há vários documentos que você pode solicitar da segurança de sua casa. Encontre as informações no website do Consulado-Geral do Brasil em Boston: www.boston.itamaraty.gov.br. Lá você encontra também os e-mails pelos quais pode se comunicar com o consulado.

7. Se, por um lado as limitações impostas pela Covid-19 provocaram sobrecarga de trabalho, por outro, as precauções sanitárias tomadas pelo Consulado permitiriam que os usuários dos nossos serviços tivessem resguardada sua saúde. Até o momento, não foi registrado nenhum caso de transmissão de Covid-19 no Consulado.

8. Para combater a pandemia e evitar que os números voltem a subir, é imprescindível que cada um faça a sua parte. Portanto, brasileiras e brasileiros da comunidade, usem máscara, pratiquem o distanciamento social e sejam persistentes nos hábitos recomendados pelas autoridades sanitárias. 9. Desejo a cada um de vocês e suas famílias saúde e prosperidade. Benedicto Fonseca Filho, Cônsul-Geral do Brasil em Boston

Deixe um comentário

WordPress Ads