Local

Lideranças fortes no governo apoiam projeto para aprovar carteira de motorista

Três grandes lideranças políticas fortes estão apoiando o novo projeto para aprovação da carteira de motorista para imigrantes, independentemente do status migratório. São as deputadas Tricia Farley Bouvier e Christine Barber, e o senador Brendan Crighton. O projeto de lei foi apresentado na quinta-feira, 17 de janeiro, na State House e dessa vez há uma grande expectativa para a sua aprovação.

O prazo para apresentação do projeto era nesta sexta-feira, 18, o que foi cumprido. As informações são da diretora executiva do Centro do Trabalhador Brasileiro (CTB), Natalícia Tracy. Ela participou de várias reuniões na última semana, juntamente com a entidade parceria que também luta pela lei, o Sindicato SEIU32BJ, e o The Welcome Project Somerville.

“Estamos bastante confiantes, pois há uma energia muito positiva em torno dessa campanha”, afirma Natalícia. A lei foi introduzida com o nome de “Work and Family Community Act” e detalha a necessidade de permitir aos trabalhadores imigrantes que pagam seus impostos terem a carteira de motorista para dirigir sem problemas pelas ruas e estradas do Estado de Massachusetts.

Para apresentar a lei novamente foi necessário promover várias reuniões e contar com o apoio de diferentes setores. Segundo Natalícia, para aumentar as chances de aprovação foram discutidos pontos com a linguagem da lei, como ela vai interagir com as legislações vigentes, como será o funcionamento no Massachusetts Registry of Motor Vehicles, além dos custos de implantação.

Agora que a lei foi introduzida no Palácio do Governo, nos próximos 30 dias o trabalho de todas as partes interessadas será conseguir o máximo de apoio com assinaturas dos demais políticos a favor desta proposta de lei para que se mova para a frente, de acordo com Natalícia Tracy.

Entenda o caso

Atualmente existem dois tipos de carteira de motorista, uma chamada Standard (só para dirigir) e a outra chamada de Real ID (válida também para ter acesso a órgão públicos federais). Ambas exigem que o motorista requerente responda se possui cidadania americana. “O que nós queremos é que seja retirada essa exigência, pois assim as pessoas podem ter sua carteira, mesmo se não tiverem documentos como o Social Security, por exemplo”, explica Natalícia.

Diversas reuniões e visitas foram feitas para conseguir o apoio para a proposta e para passar o projeto da Driver’s License é necessário apoio de pelo menos metade mais um das autoridades do Palácio do Governo, sendo pelo menos 21 senadores e 81 deputados favoráveis. Na opinião de Natalícia, da outra vez que a lei não passou havia um ambiente político mais conturbado e restritivo.

Agora, três dos principais opositores da lei perderam suas cadeiras no Congresso e outros políticos com perfil mais comunitário foram eleitos e podem apoiar a causa. O apoio comunitário à nova campanha é fundamental para a aprovação da lei, que é de interesse de todos e vai oferecer muito mais segurança e tranquilidade para quem dirige. Uma maneira das pessoas apoiarem é cobrando dos deputados e senadores em que elas votaram que defendam e assinem pela aprovação.

Deixe um comentário

WordPress Ads