Local

Incêndio florestal na Califórnia obriga 90 mil pessoas a deixarem suas casas

AFP – Cerca de 90 mil pessoas foram retiradas ontem, 26, de uma localidade perto de Los Angeles, na Califórnia, depois que dois incêndios florestais se espalharam por mais de 5.900 hectares, bloqueando estradas e ferindo gravemente dois bombeiros.

O incêndio, apelidado de “Fogo Silverado“, começou às 6h47, no horário local, em Irvine Hills (cerca de 60 km a sudeste de Los Angeles) e se expandiu rapidamente, devido ao clima seco e aos fortes ventos, segundo os bombeiros.

Com velocidades superiores a 100 km/h, o forte vento não apenas alimenta as chamas, como impede a intervenção de aviões de combate a incêndios.

Os bombeiros continuam lutando contra as chamas durante a noite no ‘Silverado Fire’. Mais de 8.000 acres (em torno de 3.200 hectares) pegaram fogo. Não temos informações de estruturas destruídas por enquanto“, disse a Autoridade de Bombeiros do Condado de Orange, em uma publicação no Facebook na noite de ontem.

Como precaução, as autoridades de Irvine ordenaram a retirada de “cerca de 90.800 residentes” que vivem em bairros potencialmente ameaçados pelas chamas, disse à imprensa a chefe de divisão da Autoridade de Bombeiros do Condado de Orange, Shane Sherwood.

Um segundo incêndio, em Yorba Linda, 27 quilômetros ao norte de Irvine e apelidado de “Blue Ridge Fire”, surgiu ontem à tarde e já atingiu mais de 6.600 acres (2.700 hectares), também forçando o deslocamento de moradores.

Várias estradas foram atingidas pela progressão das chamas, mas isso não impediu as evacuações.

Condições perigosas
O Serviço Nacional de Meteorologia advertiu que a baixa umidade, vegetação seca e ventos fortes são condições típicas desta época do ano, mas que este episódio é particularmente forte e reúne “as condições mais perigosas para incêndios desde outubro de 2019”, quando as chamas provocaram evacuações na entrada de Los Angeles.

A região permanecerá em alerta vermelho até esta terça à noite. Alertas similares estão em vigor em grande parte da Califórnia.

Os novos focos de incêndio nos condados de Los Angeles e de Ventura vão, provavelmente, crescer muito rápido, terão um comportamento extremo e serão vistos de longe, o que resultará em uma ameaça significativa para a vida e para a propriedade“, acrescentou o serviço.

Dois bombeiros tiveram queimaduras de segundo e terceiro graus, e ambos tiveram de ser intubados em um hospital da área, relatou o chefe dos Bombeiros do Condado de Orange, Brian Fennesy.

Segundo ele, os ventos de 30 km/h a 60 km/h, com rajadas de 100 km/h, dificultam enormemente o trabalho dos 500 bombeiros que tentam controlar as chamas.

A região sofreu incêndios florestais de magnitude excepcional este ano, com 31 mortos e quase 17.000 km2 arrasados apenas na Califórnia desde o início da temporada, já complicada pela pandemia de coronavírus.

A agência estadual Cal Fire informou ontem que mais de 4.000 bombeiros lutam, no momento, contra 22 incêndios florestais.

Deixe um comentário

WordPress Ads