Internacional Local Novo Normal Policial

Homem é inocentado de estupro e assassinato após passar 37 anos na prisão

Da Redação – (com EXTRA & IG)

Após 37 anos atrás das grades, um homem da Flórida, nos Estados Unidos, foi inocentado na segunda-feira. Robert DuBoise, de 55 anos, foi acusado em 1983 pelo assassinato de Barbara Grams, de 19 anos, estuprada e espancada quando voltava do trabalho na cidade de Tampa.

Eu estava esperando por este dia. Agora vou tentar continuar com minha vida“, disse DuBoise após a sentença.

A revisão do caso mostrou que a marca de mordida no corpo da vítima, usada como prova do crime na época, não era confiável, já que a polícia usou cera de abelha para retirar uma amostra da arcada dentária de DuBoise. Atualmente, essa técnica é descartada por peritos. Um exame de DNA recente determinou que a prisão havia sido um equívoco.
A liberação de DuBoise foi resultado de um trabalho de cooperação entre promotores de Justiça e integrantes da organização “The Inocent Project” (Projeto Inocência, em português), que trabalha defendendo gratuitamente pessoas presas por engano.

Desde de 2018 o projeto atuava no caso de DuBoise. Havia convicção de que as provas do crime foram destruídas em 1990, mas Teresa Hall, a advogada responsável pelo caso, descobriu que amostras antigas de DNA colhidas na época estavam armazenadas no Instituto Médico Legal do condado de Hillsborough, o que foi crucial para provar a inocência do acusado.

DuBoise foi libertado no final de agosto, mas a audiência que concluiu o caso foi realizada apenas no início desta semana. Preso com 18 anos, ele nunca usou um computador ou um celular. Durante quase quatro décadas, a alimentação se restringiu a arroz e feijão.

No dia em que saiu da prisão, a mãe e a irmã o aguardavam na saída. Na época, contou que já havia desistido de lutar pelo caso e que a única esperança que tinha era a liberdade condicional. Mesmo quando recebeu a notícia de que seria libertado, teve receio de que algo desse errado.

Depois de todos esses anos, você sempre se pergunta se eles vão criar um novo obstáculo em algum lugar“,disse ele aos jornalistas.

O assassinato de Barbara Grams voltou para a lista de casos não resolvidos. A Justiça já tem provas de que na verdade duas pessoas teriam participado do crime. Nenhum deles era DuBoise.

Deixe um comentário

WordPress Ads