Local

Golpe do aluguel provoca prejuízo em recém-chegado

Jehozadak Pereira Recém-chegado do Brasil, Sérgio Roberto está hospedado na casa de um amigo e viu em um bazar no Facebook uma postagem oferecendo o aluguel de uma casa. “Fiz o contato com a pessoa e marcamos de ver a casa em Malden.

Chegando lá tinha uma mulher americana que o cara do anúncio disse que era a dona da casa. Como eu não falo inglês, ele traduziu e na saída me fez preencher uma aplicação. Na tarde do mesmo dia ele me ligou e disse que se eu quisesse ficar com a casa tinha que fazer um depósito de US$ 2 mil, pois havia outras pessoas interessadas e quem fizesse o depósito primeiro fi caria com a casa. Peguei um pouco de dinheiro emprestado com meu amigo e dei a ele os US$ 2 mil.

Ele me disse que ia no carro buscar o recibo e desapareceu. Não demorou e eu compreendi que havia caído em um golpe. Meu amigo ligou para a mulher que havia me mostrado a casa e ele assegurou que não tinha nada a ver com o pilantra e que era a corretora”, disse Sérgio que telefonou diversas vezes para a pessoa que se identificou como Luiz Carlos e não obteve nenhuma resposta e teve o seu número bloqueado.

“Fui na polícia e prestei queixa, mas não obtive nenhuma resposta e não tenho esperança de reaver meu dinheiro de volta. Como eu me sinto? Enganado e decepcionado e nunca pensei que em plena América poderia ser roubado por um brasileiro descarado e pilantra, mas uma hora destas ele vai se dar mal e pagar pelos seus crimes”, finaliza.

O golpe tem o nome de scam, que é muito aplicado por espertalhões que pedem dinheiro adiantado, geralmente enviado através de money order para outros estados ou no caso de Sérgio entregue em mãos. As negociações são feitas através de telefones pré-pagos, mensagens de texto e de WhatsApp ou e-mail.

O scam é aplicado de várias formas e tem variações, mas sempre com o envio de dinheiro extorquido através de money orders. Na comunidade brasileira em Massachusetts há muitos corretores e agentes imobiliários autorizados, honestos e confiáveis que estão habilitados a fazer e a intermediar negócios, tal como José Natal Gonçalves da Mega Realty – telefone 508.665-4004.

ALUGUEL

 Não deposite ou envie dinheiro para quem quer seja e que esteja em outra localidade
 Busque fazer contrato com imobiliárias autorizadas ou com quem você tenha a certeza de que é a pessoa autorizada a alugar a propriedade
 Desconfie em quem tem pressa em fechar negócio
 Não seja incauto NÃO CAÍA EM GOLPES
Não forneça seus dados pessoais – endereços, telefone, e-mail, número de documentos conta corrente bancária a ninguém
 Não preencha formulários na internet
 Não pague nada a ninguém antecipadamente por vagas ou promessas de empregos
 Não responda e-mails que oferecem dinheiro ou vantagens financeiras – é fraude
 Se receber cheques para desconto e envio do dinheiro, jogue fora, pois pode ser um golpe
 Não empreste ou use sua conta para depósito ou saque de cheques ou dinheiro pois sua origem pode ser criminosa ou lavagem de dinheiro
 Se nada disto funcionar com você, se pergunte por que alguém que não te conhece te mandaria um cheque ou depositaria dinheiro na sua conta?
 Na dúvida consulte um advogado. Ou chame a polícia…

*Imagem meramente ilustrativa

Deixe um comentário

WordPress Ads