Home Local Furacão Zeta ganha força ao se aproximar da costa da Louisiana
Local - 10/28/2020

Furacão Zeta ganha força ao se aproximar da costa da Louisiana

Será o 11º ciclone tropical nomeado a tocar terra na área continental dos Estados Unidos no ano de 2020, número recorde que bate a maior marca anterior de 9 do ano de 1916

AP – O furacão Zeta, atualmente no Golfo do México como uma tempestade categoria 1 na escala Saffir-Simpson, vai tocar terra ainda nesta quarta-feira no estado norte-americano da Lousiana, na região de Nova Orleans, possivelmente com categoria 2. Zeta é o furacão mais forte já registrado nesta época do ano, tão tardiamente na temporada, mais a Oeste no Golfo do México.

Será o 11º ciclone tropical nomeado a tocar terra na área continental dos Estados Unidos no ano de 2020, número recorde que bate a maior marca anterior de 9 do ano de 1916. Tocaram terra na área continental norte-americana até agora neste ano Betha, Cristobal, Fay, Hanna, Isaias, Laura, Marco, Sally, Beta e Delta.

Se tocar terra com status de furacão, o que é altamente provável, será o furacão mais tardio a atingir a área continental dos Estados Unidos desde Kate em 1985. Sandy, ao atingir a região de Nova York e o Nordeste norte-americano em 29 de outubro de 2012, é importante lembrar, não era mais um furacão e sim uma tempestade pós-tropical.

Zeta será o sexto furacão a tocar terra na área continental dos Estados Unidos em 2020, igualando este ano com 1886 e 1985 como o de maior número de furacões tocando terra no país em uma temporada. Os seus furacões que tocaram terra neste ano na área continental norte-americana foram Hanna, Isaias, Laura, Sally e Delta.

O furacão Zeta antes de rumar para os Estados Unidos tocou terra no estado mexicano de Quintana Roo como uma tempestade categoria 1, a terceira tempestade no estado só neste mês. Gama e Delta foram as outras. O recorde anterior para outubro no estado do México em outubro era de 2, estabelecido em 1887 e 2005.

Zeta é o 27º ciclone da temporada no Atlântico Norte e está perto de igualar o recorde de 2005 de 28 tempestades. Desde o começo dos dados em 1851 somente foram registrados onze ou mais furacões em um ano em 1887, 1933, 1950, 1969, 1995, 2005, 2010 e agora 2020

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) adverte que o furacão Zeta vai trazer mais tarde nesta quarta-feira elevação da maré muito perigosa e com risco à vida em áreas costeiras, além de danos pelo vento. É um furacão que está se movendo muito rapidamente e está em processo de intensificação. A aproximação do furacão trouxe ordens de evacuação perto da costa nos estados da Louisiana, Mississipi e Alabama.

Zeta será o quinto ciclone tropical a atingir o estado norte-americano da Lousiana só neste ano, juntamente com a tempestade tropical Cristobal, furacão Laura, tempestade tropical Marco e o furacão Delta. O recorde anterior no estado numa temporada era de 2002 com Bertha, Hanna, Isidore e Lili.

Deixe um comentário

Leia também

Rússia começa a vacinar seus militares contra Covid-19

AFP – A Rússia começou a vacinar seus militares contra o novo coronavírus, anunciou …