Local

Furacão Zeta atinge o sul dos Estados Unidos rebaixado a tempestade tropical

AFP – Nas primeiras horas de quinta-feira, Zweta foi rebaixado para tempestade tropical e seguirá trajetória pelo nordeste de Alabama, norte da Geórgia, as Carolinas e o sudeste da Virgina, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH)

O fenômeno tinha deslocamento com ventos sustentados de 95 Km/h, segundo o boletim do CNH de 9H00 GMT (6H00 de Brasília).

A prefeita de Nova Orleans, Latoya Cantrell, informou no Twitter que muitos cabos da rede de energia elétrica foram derrubados e são “muito perigosos“.

Por favor permaneçam dentro de casa e deixem que os serviços de segurança respondam para eliminar os perigos“, completou.

O governador do Mississippi, Tate Reeves, declarou estado de emergência.

O NHC suspendeu uma advertência de furacão para Nova Orleans, na Louisiana, estado repetidamente afetado por tempestades este ano, mas o governador John Bel Edwards pediu às pessoas que permaneçam em casa.

As equipes de emergência de Nova Orleans alertaram para a queda de árvores e postes de energia elétrica.

Edwards informou que as residências de quase 500.000 pessoas estavam sem energia elétrica.

As autoridades pediram aos moradores que abandonem áreas vulneráveis ou estoquem material de emergência, comida, água e medicamentos para pelo menos três dias.

Um toque de recolher foi decretado nas zonas da costa mais vulneráveis.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou a declaração do estado de emergência para a Lousiana na terça-feira à noite, o que permite a liberação de recursos federais.

Zeta atingiu a Louisiana a poucos dias das eleições presidenciais, mas não deve afetar o processo, já que a votação antecipada já acabou no estado.

Os moradores de Nova Orleans se prepararam com proteções nas janelas e o deslocamento de veículos e barcos para áreas elevadas. Em algumas áreas, sacos de areia foram empilhados para evitar potenciais inundações.

Esta é a quinta grande tempestade que afeta a Louisiana este ano.

A área de Nova Orleans está em alerta permanente, mas até agora os piores efeitos aconteceram em cidades como Lake Charles, 320 quilômetros ao oeste, perto da fronteira com o Texas.

Nova Orleans continua traumatizada pelo furacão Katrina, que inundou 80% da cidade e deixou mais de 1.800 mortos há 15 anos.

Deixe um comentário

WordPress Ads