Local

Furacão Laura provoca mortes e inundações na Lousiana

Os meteorologistas alertaram para o risco persistente de tempestade enquanto o furacão, um dos mais fortes a atingir o estado, avança para o interior. A maioria das janelas do edifício Capitol One Bank Tower, na cidade de Lake Charles, foi destruída pelas rajadas de vento violentas que também arrancaram árvores, postes de energia e sinais de trânsito. A previsão é que o fenômeno, que tocou o solo como categoria 4, deve perder força e ser rebaixado para tempestade tropical nas próximas horas.

O furacão obrigou centenas de milhares de pessoas a abandonarem suas casas em Louisiana e Texas, Estados do sul dos Estados Unidos, diante da perspectiva de enchentes, fortes ventos e chuvas. Entre ruas e casas inundadas, mais de 700 mil pessoas ficaram sem energia nos dois estados, de acordo com o site PowerOutage.us.

“A ameaça de Laura em Louisiana continua. Fiquem em casa, sigam as instruções e recomendações das autoridades locais”, pediu no Twitter o governador do Estado, John Bel Edwards, que informou a morte de uma menina devido à queda de uma árvore sobre sua casa na área de Leesville.

Ele também informou sobre um grande incêndio em uma fábrica de produtos químicos perto de Lake Charles, que lançou fumaça escura no céu. O NHC alertou para o aumento do nível das águas na trajetória do furacão para o Norte, rumo ao Arkansas, onde deve chegar à noite. Laura “continua sendo um furacão mortal com ondas costeiras devastadoras, ventos destrutivos e inundações repentinas”, disse a Casa Branca em um comunicado, acrescentando que o presidente Donald Trump prometeu enviar todos os recursos necessários para ajudar aqueles que precisam.

Imagens de satélite revelaram o tamanho imenso do furacão quando atingiu a costa perto da cidade de Cameron, perto da fronteira com o Texas, com ventos sustentados de 240 km/h. Ao meio-dia de quinta- -feira, Laura havia se tornado um furacão de categoria 1 enquanto se movia em direção ao Arkansas.

O governador do Texas, Greg Abbott, chegou a afirmar que Laura teria uma intensidade sem precedentes e pediu às pessoas que se isolassem para evitar contágios. O vice-presidente Mike Pence, em discurso na terceira noite da convenção do Partido Republicano, pediu às pessoas no caminho da tempestade que “prestem atenção às autoridades estaduais e locais”.

Deixe um comentário

WordPress Ads