Local

Focus Brasil NY prova a vitalidade da literatura brasileira no exterior

F oram dois dias de intensa atividade, depoimentos emocionantes, relatos extraordinários de inspiração e um “network” inédito para os interessados pelo tema. O Encontro de Escritores Brasileiros nos EUA, realizado pelo Focus Brasil, dias 13 e 14 de setembro no Consulado-Geral do Brasil em New York, superou as expectativas mais otimistas, com 74 escritores participantes e um público geral superando os 400 participantes.

O CEO do Focus Brasil, jornalista e produtor Carlos Borges, considerou o evento um fenômeno. “Os eventos Focus já realizou encontros de escritores em duas edições em Londres, com muito sucesso. Desta vez, a escolha de Nova York se deveu ao potencial que percebemos quanto a brasileiros escritores atuando nos Estados Unidos.

Foi incrível. Estamos convencidos a repetir o evento, nos mesmos moldes, mas ampliando internacionalmente, em 2020. Houve um clima de felicidade e realização contagiante, em todos os sentidos”, afirmou Realizado pela Fundação Focus Brasil, o evento foi Coordenado pela escritora e publisher Nereide Santa Rosa (Mais de 80 livros publicados, Prêmio Jabuti) e teve direção geral de Andrea Vianna, com reportagens de Connie Rocha e cobertura ao vivo da BR Plus.

O evento foi apresentado pela Globo, Atlantic American Partners e Underline Publishing, com apoio da BEA-Brazilian Endowment for the Arts e Consulado Geral do Brasil em NY. Estruturado em painéis de discussão de temas relevantes à produção literária de brasileiros no exterior, o evento incluiu rodadas de apresentações individuais dos escritores e participações especiais de Michelle Kettner (New York University), Else R. P. Vieira (Queen Mary College / University of London) e Silvio de Abreu (Diretor de Teledramaturgia da Globo).

Embora focado nos escritores brasileiros residentes nos Estados Unidos, participantes da Europa e do Brasil viajaram a NY para participar do evento, demonstrando o grande interesse e impacto alcançado pela realização.

Else R. P. Vieira, ao lado de Silvio de Abreu e de Domício Couti nho (fundador da Biblioteca Machado de Assis, em NY, e da BEA-Brazilian Endowment for the Arts), foram distinguidos com placas comemorativas, entregues juntamente com os diplomas de participação a todos os escritores e panelistas.

Deixe um comentário

WordPress Ads