Local

Escolinha de Português de Worcester abre inscrições para novos alunos

Jehozadak Pereira

Preocupada com a filha mais velha que tinha problemas com a fala, além do fato de ser casada com um americano, Alice Sallese não hesitou em ensinar português para suas duas fi lhas e daí surgiu a iniciativa de fundar a Escolinha de Português de Worcester para crianças de seis a 12 anos.

“Quando minha filha estava com oito anos de idade, já falando perfeito o inglês, comecei a me preocupar com o português dela, pois sendo brasileira é importante para mim que minhas duas fi lhas conheçam nossa língua, tradições, cultura e ter contato com familiares no Brasil. Vendo que ela estava na idade para ser alfabetizada, comecei a procurar uma escolinha de português e não achei nada.

Então fiquei na esperança de que alguma escolinha abrisse por perto. Quase um ano se passou e nada aconteceu e eu preocupada com a idade dela passando. Então uma voz interna me dizia: ‘você pode Alice’ e eu imediatamente pensava ‘mas não quero’. E assim foi por mais ou menos um ano”, diz Alice. “Resolvi alfabetizá-la em casa.

Começamos com o abecedário e ela aprendeu rapidamente. Fui para a parte de soletrar, juntar as sílabas e escrevi: MA-CA-CO e ela leu duas vezes pausadas, sílaba por sílaba e então falei para ela ler tudo junto e rápido, ela leu MACACO. Quando ela conectou a palavra do português com o inglês, ela me olhou com o olhar mais precioso do mundo, seu sorriso doce e meigo e me falou: ‘mamãe macaco is monkey!’

Vendo ela maravilhada com a descoberta do quanto é fabuloso aprender outra língua, na hora Deus tocou meu coração. Me senti egoísta em poder ensinar outras crianças e estar com receio. Fechei o caderno, olhei pra ela e falei: ‘Por sua causa, pela sua alegria conectando línguas – eu vou também ensinar outras crianças!”, prossegue.

Este é o quarto ano escolar, depois de ter iniciado com duas salas de aula. A partir do segundo ano, a procura por vagas aumentou e a Escolinha passou a ter três níveis que conta com grupos de oito a 12 alunos por sala. A coordenação da Escolinha pede uma contribuição de US$ 10 pelo período de uma hora e meia de aula.

Alice Sallese mora nos Estados Unidos há 20 anos, é formada nos cursos de Magistério e Contabilidade e por três anos cursou Psicologia Infantil na Universidade Estadual de Maringá-PR, e da equipe pedagógica da Escolinha de Português de Worcester fazem parte as professoras Maria Eliana Moisés, Nelcione Carla e Alexsandra Lima. As aulas do próximo período letivo começam no dia 12 de outubro de 2019 até o dia 9 de maio de 2020

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Escolinha de Português de Worcester Alfabetização da língua portuguesa Aulas aos sábados das 10 AM – 11.30 AM Alice Sallese – diretora e coordenadora Funciona no Centro Comunitário na Saint Joseph Church 81 Plantation Street Worcester, MA – 01604 774.275-1286

Deixe um comentário

WordPress Ads