Local Novo Normal Política Trump

Democratas conseguem o controle do Senado dos EUA e abrem caminho para o mandato de Biden

O resultado abre caminho para o mandato do presidente eleito, Joe Biden, que, pelo menos pelos próximos dois anos, governará com as duas câmaras legislativas, a dos Representantes e o Senado. Desta forma, ele terá facilidade em aprovar medidas importantes. Na quarta-feira, dia 06, os Estados Unidos enfrentaram um dia tenso.

Enquanto de um lado, o estado da Geórgia decidia o futuro do senado norte-americano, do outro, centenas de eleitores de Trump invadiam o Congresso como sinal de revolta pela derrota do republicano. Mas a derrocada da autonomia do partido Republicano sofre mais um duro impacto quando os Democratas conseguiram vencer nas eleições da Geórgia.

O resultado abre caminho para o mandato do presidente eleito, Joe Biden, que, pelo menos pelos próximos dois anos, governará com as duas câmaras legislativas, a dos Representantes e o Senado. Desta forma, ele terá facilidade em aprovar medidas importantes. Com a vitória do reverendo Raphael Warnock e do documentarista Jon Ossoff, o Senado será composto por 50 republicanos e 50 democratas (dois deles independentes).

A próxima vice-presidenta, Kamala Harris, exercerá o voto decisivo nos casos de empate. Este resultado vem depois de uma campanha tensa, marcada pela ofensiva de Trump para anular o resultado das eleições presidenciais brandindo acusações infundadas de fraude em massa. Com a recuperação do Senado depois de seis anos de maioria republicana, os democratas deram outro basta à era Trump, embora o resultado apertado reflita a necessidade de consensos.

A vitória democrata na Geórgia também marca o fim do reinado do dirigente republicano Mitch McConnell na Câmara Alta, que passará a ser o líder da minoria. McConnell foi durante anos o muro no qual a Administração de Obama se chocou em seus últimos anos, um veterano político orgulhoso do apelido de La Parca [A Morte], por sua capacidade de enterrar projetos da oposição. A maciça participação da comunidade afro-americana e a mobilização dos jovens foram fundamentais para a vitória de Warnock, que enfrentou a senadora republicana Kelly Loeffl er, de 50 anos, e de Ossoff, de 33, que disputou uma vaga contra David Perdue, até o último domingo senador republicano, de 70 anos.

A imigração para a capital e para as áreas residenciais de minorias étnicas e profissionais da indústria cinematográfica favoreceu o Partido Democrata. O núcleo da área metropolitana de Atlanta vem se expandindo rapidamente há uma década e agora representa quase metade do eleitorado do Estado. Esse crescimento do capital progressista conseguiu ganhar o braço de ferro contra a zona rural do Estado, conservadora.

A eleição dos senadores pela Geórgia acontece em uma semana intensa para a política norte-americana. Nesta quarta-feira terá lugar a certificação de Biden como vencedor da eleição presidencial, em uma sessão bicameral no Capitólio, e um grupo cada vez maior de senadores e congressistas republicanos planeja torpedeá-la, embora não tenha votos suficientes para realizar mais do que um ato de rebeldia contra a vontade que os cidadãos norte-americanos expressaram nas urnas.

Deixe um comentário

WordPress Ads