Local

Comunidade consegue extensão da moratória de despejo Somerville até 30 de abril de 2022

POR : FABIANO LATHAM
Graças aos esforços dos organizadores da comunidade, a Cidade de Somerville tem agora a mais longa moratória contínua contra despejo no Estado de Massachusetts.

Em 9 de Setembro, o Conselho de Saúde de Somerville votou unanimemente a favor da prorrogação da moratória até 30 de Abril de 2022, fornecendo mais sete meses de proteção residencial contra despejo e execução de hipoteca, ao invés dos dois meses originalmente propostos.

Embora a extensão até Abril de 2022 não cumpra o objetivo original da campanha de uma prorrogação até Junho, esta ainda foi uma vitória muito inesperada e bem-vinda para os residentes de Somerville. Ela concede mais tempo para locatários e proprietários de casas para se candidatarem e receberem assistência financeira sem a ameaça de serem despejados ou excluídos durante o inverno, além de menos risco de a variante altamente contagiosa do Delta COVID-19 se espalhar na comunidade.

Antes da reunião do Conselho de Saúde de Somerville, a Agência de Ação Comunitária de Somerville (CAAS), a Rede de Resposta a Despejos (ERN), e o Comitê de Inquilinos de Somerville realizaram uma manifestação pacífica de “Chamada à Consciência”, no gramado lateral da Prefeitura de Somerville.

O objetivo foi chamar a atenção do Prefeito Joe Curtatone e do Conselho de Saúde para estender a moratória até junho de 2022. A manifestação foi o evento culminante de uma semana de ação. No total, 323 membros da comunidade assinaram uma petição em apoio à extensão, e cinco residentes ofereceram testemunho verbal comovente na audiência. “Acredito que cada voz deve ser ouvida, independentemente da idade, raça e salário. Na maioria dos casos, a maior parte da crise vem da minoria. Mas trabalhando juntos, podemos criar mudanças para melhor”, disse Akida Harris, membro do Comitê de Inquilinos de Somerville que organizou uma ação com chamadas telefônicas para entrar em contato com as autoridades da cidade.

“Estamos gratos e orgulhosos que o Conselho de Saúde de Somerville tenha ouvido nossa comunidade e estendido a moratória de despejo residencial até a próxima primavera”. “Este foi o melhor resultado porque a estabilidade habitacional é uma questão de saúde pública, segurança, econômica e justiça racial”, disse Nicole Eigbrett, Diretora de Organização Comunitária na CAAS. “O trabalho não para aqui”. “Continuaremos organizando e alcançando as pessoas necessitadas, especialmente nossos vizinhos imigrantes e qualquer outra pessoa que possa estar lutando, para garantir que ninguém perca sua casa durante esta pandemia global contínua”.

A CAAS encoraja os residentes de Somerville que estão atrasados no aluguel a entrar em contato para obter assistência de aluguel e despejo o mais rápido possível pelo telefone 617-623-7370 ou no site: caasomerville.org.

Deixe um comentário

WordPress Ads