Local

Como agir caso seja abordado por agentes federais

Jehozadak Pereira

A recente decisão da administração Trump de mandar para algumas cidades-santuário em Massachusetts agentes federais para buscar imigrantes procurados, causou alvoroço e temor em parte da população no Estado. Como agir diante de uma possível abordagem policial? A reportagem do JS News perguntou ao advogado Danilo J. Brack sobre o assunto.

Confira as suas respostas e veja um pequeno guia de como agir se for abordado por agentes federais. “Fui informado é que já estão em algumas cidades, e são agentes especiais de busca e apreensão do U.S. Customs and Border Protection (CBP)”, diz Brack. Qual deve ser a atitude de um indocumentado que circule por estas cidades?

A mesma de sempre. Tente não chamar atenção, sem volume de música alto, surdina (buzina) aberta, sem correr ou fazer acrobacias no trânsito. As polícias locais não estão fazendo blitzes e esses agentes não podem fazê-lo a mais de 100 milhas da fronteira, portanto se for parado seja gentil, respeitoso e cordial com o policial.

Identifique-se e aja normalmente sem querer fugir ou contando mentiras. Já vi muita gente sendo liberada pela polícia simplesmente por falar a verdade. As cidades-santuário e/ou o Estado podem impedir o trabalho de agentes federais? Esses agentes estarão procurando e buscando pessoas específicas e a polícia local não pode fazer nada.

Lembrando que uma cidade-santuário é apenas uma cidade que não coopera com o ICE; mas não tem direito de interferir, à não ser que o imigrante esteja sendo abusado. Quais os direitos destas pessoas? Direito de permanecer em silêncio, de não assinar nada sem que seu advogado esteja presente, de contatar seu advogado. Lembrando que se a pessoa nunca esteve em processo de deportação ela terá direito de ser ouvida por um juiz; se já teve ordem de deportação não tem esse direito absoluto e vai ter que brigar muito.

Deixe um comentário

WordPress Ads