Home Biden Imigrantes ilegais são presos no Texas por invasão de propriedade privada
Biden - Imigração - Local - 11/01/2021

Imigrantes ilegais são presos no Texas por invasão de propriedade privada

O Governador do Texas diz que há um fluxo continuo de imigrantes indocumentados e que as autoridades federais não estão fazendo o "suficiente" para impedir esse fluxo, ele também diz que a polícia local não pode prender pessoas por violações imigratórias, mas pode detê-las por invasão

JSNEWS – Centenas de imigrantes indocumentados foram detidos pelas autoridades do estado do Texas sob a acusação de “invasão de propriedade privada” durante a ‘Operação Estrela Solitária’, um plano iniciado pelo governador republicano Greg Abbott que visa a combater a imigração ilegal na fronteira texana com o México.

O Governador do Texas diz que há um fluxo continuo de imigrantes indocumentados e que as autoridades federais não estão fazendo o “suficiente” para impedir esse fluxo, ele também diz que a polícia local não pode prender pessoas por violações imigratórias, mas pode detê-las por invasão.

Nessa segunda-feira, 01, mais de 25 legisladores pediram ao Departamento de Justiça (DOJ) que investigue a  Operação Estrela Solitária que combina policiais e tropas da Guarda Nacional do Texas.

“O governador continua a militarização das comunidades fronteiriças e interfere no sistema federal de imigração”, observaram os legisladores.

O pedido foi enviado ao secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e ao procurador-geral, Merrick Garland, alegando que a política da Abbott “provavelmente viola a cláusula da Constituição que dá supremacia à lei federal sobre a lei estadual.

Cerca de US $ 1 bilhão está reservado para a operação policia de acordo com legisladores.

A Abbott lançou a Operação no início de março para reforçar a fronteira do estado com o México e combater o contrabando de pessoas e o tráfico de drogas.

Em meados de outubro, a Abbott indicou que o Escritório de Segurança Pública do Texas distribuirá mais de US $ 36,5 milhões em fundos não reembolsáveis para atividades policiais e judiciais em apoio direto operação  Estrela Solitária

“No mês passado, o Estado não cumpriu vários prazos legais para a apresentação de acusações e as prisões devem libertar os detidos sem apresentar queixa, o que não aconteceu em todos os casos”, afirmaram os legisladores.

Com informações da EFE

Deixe um comentário

Leia também

Primeiros imigrantes são enviados de volta ao México na retomada do esquema “Fique no México” da era Trump

JSNEWS (Com Reuters e APNEWS) – Dois imigrantes foram devolvidos ao México pelas aut…