Biden Imigração Local

Imigrantes ilegais são presos no Texas por invasão de propriedade privada

JSNEWS – Centenas de imigrantes indocumentados foram detidos pelas autoridades do estado do Texas sob a acusação de “invasão de propriedade privada” durante a ‘Operação Estrela Solitária’, um plano iniciado pelo governador republicano Greg Abbott que visa a combater a imigração ilegal na fronteira texana com o México.

O Governador do Texas diz que há um fluxo continuo de imigrantes indocumentados e que as autoridades federais não estão fazendo o “suficiente” para impedir esse fluxo, ele também diz que a polícia local não pode prender pessoas por violações imigratórias, mas pode detê-las por invasão.

Nessa segunda-feira, 01, mais de 25 legisladores pediram ao Departamento de Justiça (DOJ) que investigue a  Operação Estrela Solitária que combina policiais e tropas da Guarda Nacional do Texas.

“O governador continua a militarização das comunidades fronteiriças e interfere no sistema federal de imigração”, observaram os legisladores.

O pedido foi enviado ao secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e ao procurador-geral, Merrick Garland, alegando que a política da Abbott “provavelmente viola a cláusula da Constituição que dá supremacia à lei federal sobre a lei estadual.

Cerca de US $ 1 bilhão está reservado para a operação policia de acordo com legisladores.

A Abbott lançou a Operação no início de março para reforçar a fronteira do estado com o México e combater o contrabando de pessoas e o tráfico de drogas.

Em meados de outubro, a Abbott indicou que o Escritório de Segurança Pública do Texas distribuirá mais de US $ 36,5 milhões em fundos não reembolsáveis para atividades policiais e judiciais em apoio direto operação  Estrela Solitária

“No mês passado, o Estado não cumpriu vários prazos legais para a apresentação de acusações e as prisões devem libertar os detidos sem apresentar queixa, o que não aconteceu em todos os casos”, afirmaram os legisladores.

Com informações da EFE

Deixe um comentário

WordPress Ads