Economia Local Policial

Brasileiros são indiciados por fraude de US$ 100 milhões em criptomoedas

Por: Jehozadak Pereira – Um grande júri federal do Sul da Flórida indiciou na quinta-feira, 30, os brasileiros Emerson Pires e Flávio Gonçalves, ambos com 33 anos e Joshua David Nicholas, 28 anos, por acusações de uma fraude global em criptomoedas que gerou o montante de cerca de US$ 100 milhões captados de investidores.

A promotoria acusou os três réus de conspiração para cometer fraude eletrônica e conspiração para cometer fraude de valores mobiliários. Emerson Pires e e Flávio Gonçalves são acusados também de lavagem internacional de dinheiro. Segundo a acusação e documentos processuais, Pires e Gonçalves fundaram a EmpiresX, uma plataforma de investimento em criptomoedas e oferta de títulos não registrados. Os brasileiros e Nicholas, chamado de ‘Head Trader’, da empresa de promoverem fraudulentamente a EmpiresX.

Os investidores eram engana dos sobre, entre outras coisas por um suposto ‘bot’ de negociação que segundo Pires, Gonçalves e Nicholas, poderia gerar retornos garantidos nas captações financeiras da EmpiresX.

De acordo com os documentos de acusação, os brasileiros lavavam o dinheiro dos investidores através de uma bolsa de criptomoedas estrangeira e pagaram os primeiros investidores da EmpiresX com dinheiro obtido de investidores que entraram poste riormente, configurando uma pirâmide financeira, no estilo Ponzi. A EmpiresX prometia um retorno financeiro de ‘1%’ ao dia e de ‘2% a 5%’ por semana para investidores desavisados.

O anúncio do indiciamento foi feito por Juan Antonio Gonzales, procurador federal para o Distrito Sul da Flórida; Georde L. Piro,
agente especial encarregado do escritório de campo do FBI em Miami e Anthony Salisbury, agente especial responsável pelas investigações de Miami do U.S. Departament of Homeland Security (HSI).

Deixe um comentário

WordPress Ads