Local Novo Normal Saúde

A esperança é a única coisa mais forte que o medo

Olá meus caros leitores, o Natal e o final de ano se aproximam, momentos propícios para falar de esperança. A palavra esperança vem do latim: sperare.

Sentimento que leva o homem a olhar para o futuro, considerando-o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente, de tal sorte que a luta pela vida e os sofrimentos são enfrentados como contingências passageiras na marcha para um fim mais alto e de maior valor. Do ponto de vista teológico, a Esperança é uma virtude sobrenatural, que leva o homem a desejar Deus como bem supremo. Genericamente, a esperança é toda tendência para um bem futuro e possível, mas incerto.

A esperança diz respeito aos bens árduos e difíceis por que não dependem apenas da vontade de quem os deseja, mas também de circunstâncias ou vontades alheias, e que, por isso, a tornam, de algum modo, incerta e falível. Psicologicamente, tensão própria de quem se sente privado de um bem ardentemente desejado, mas que julga poder alcançar por si mesmo ou por outrem.

Esperança algo, em que se deposita a expectativa; promessa. Justaposta às esperanças do dia -dia, há a grande esperança, ou seja, um vínculo permanente entre a espécie e o seu criador. Talvez seja por isso que a palavra esperança aparece tanto nos textos bíblicos, mas é confundida com o simples “esperar” de que as promessas divinas se realizarão, quando tudo o que fazemos é ficarmos parados somente esperando que as coisas aconteçam.

É preciso sair desta posição e ao contrário de parar , devemos nos esforçar ao máximo para que nossas esperanças se realizem, tendo uma fé operante e resplandecente, um tipo de fé que nos motive, nos movimente rumo ao nosso objetivo. Por isso, hoje quero desta car um detalhe muito importante, é preciso estar atento pois; a linda e poderosa palavra esperança é mal compreendida pela maioria das pessoas, que a confundem com o verbo esperar, o qual significa aguardar por… Quando na verdade esperança vem do verbo Esperançar. Diferentemente de esperar, esperançar significa; almejar, sonhar, buscar, agir. É justamente o contrário de esperar.

Esperança não é esperar, é caminhar. Quando estamos sem forças, precisamos ter esperança, que é diferente de ficar esperando; esperançar como disse, é sonhar definindo o que se quer, e o como irá alcançar. Então, o esperançar passa a ser uma força que nos torna resilientes.

Lamentavelmente esta diferença entre ESPERANÇA e ESPERAR, é uma das grandes razões pelas quais tão poucos tem real sucesso enquanto a maioria das pessoas apenas sonha com ele. Apesar de serem duas palavras parecidas, ter esperança não se parece em nada com esperar. Enquanto ter esperança significa confiar que algo bom irá acontecer, esperar significa não agir.

Um é positivo e o outro é negativo, um é ativo e o outro é passivo. É muito importante que você entenda essa diferença, por que caso as confunda, pode ser que viva como um fracassado pelo resto de sua vida, pra chegar no final e descobrir que tudo não passou de uma confusão com as palavras. Em outras palavras, enquanto aquele que tem ESPERANÇA tem confiança em um futuro de sucesso, o que ESPERA apenas observa, sentado na plateia da vida, esperando que algo de bom aconteça. Isso é muito forte.

Em suma: Esperar é triste, ter ESPERANÇA é alegre. Esperar é estático, ter ESPERANÇA é movimento. Esperar é ver as coisas acontecerem sem a sua interferência, ter ESPERANÇA é interferir ativamente na vida, é criar futuro e não esperar por ele. Não permita que sua ESPERANÇA acabe por se transformar em ESPERA. Levante-se e faça com que o seu futuro aconteça conforme você imaginou. Chega de ser um mero espectador da vida, assistindo da plateia as pessoas de sucesso voarem mais e mais alto.

Saia da plateia e suba no palco. Deixe a ESPERANÇA ganhar vida em você, e transbordar do peito para fora, gerando movimento em direção ao que você deseja que aconteça. Vida é movimento, ESPERANÇA é movimento, sucesso é o resultado desse movimento.
A Esperança faz com que o nosso pensa mento ultrapasse tempo e espaço e penetre na imensidão do espaço infinito. Assim, de posse desta virtude, esquecemo-nos momentaneamente das dores, dos sacrifícios, das doenças, das dificuldades, e lembramo-nos somente da felicidade regida pela paz e tranquilidade de nossas tensões. Isso não é utopia, é a dimensão do eu que se transcende a si mesmo rumo à espiritualidade superior.

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. Romanos12.12

Desejo a todos um Feliz Natal!!!
Até a próxima semana!!!

Eliana Pereira Ignácio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads