Internacional Saúde

União Europeia promete manter vacinas da AstraZeneca no bloco

REUTERS – A União Europeia vai proibir que vacinas contra coronavírus da AstraZeneca saiam do bloco até que a empresa cumpra as metas de fornecimento, disse o comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, nesta sexta-feira (26).

Na quarta-feira, a União Europeia endureceu a supervisão das exportações da vacina, o que lhe dá mais liberdade para bloquear carregamentos a países com taxas de inoculação mais altas, como o Reino Unido, ou que não estão compartilhando as doses que produzem.

“É claro, a AstraZeneca é uma questão. Tivemos um problema com esta empresa”, disse Breton, acrescentando que todos os outros fornecedores estão indo bem.

“Temos as ferramentas e faremos com que tudo permaneça na Europa até a empresa retomar seus compromissos”, disse ele durante uma visita à fábrica de Barcelona da farmacêutica Reig Jofre, que envasará as vacinas contra coronavírus da Johnson & Johnson a partir de meados de junho.
A Europa deve ser a líder mundial na produção de vacinas contra coronavírus até o fim do ano, com 52 fábricas participando do processo em todo o continente, disse Breton.

Ele ainda disse que a Europa deve ter vacinado um número suficiente de pessoas no verão (no hemisfério norte), possivelmente em torno de meados de julho, para atingir um nível de “imunidade global“.

Até o final do ano, a Europa deve ter capacidade de produzir entre 2 e 3 bilhões de doses no total, acrescentou ele.

Deixe um comentário

WordPress Ads