Imigração Internacional Política

Imigrantes protestam no México exigindo trânsito livre para chegar a fronteira dos Estados Unidos

AFP – Cerca de 200 imigrantes de varias nacionalidades, a maioria haitianos, marcharam nesta quarta-feira (15) na cidade de Tapachula, Chiapas, sul do México, exigindo livre transito das autoridades mexicanas até os Estados Unidos, conforme constatou a AFP.
Os manifestantes caminharam do centro da cidade até o Instituto Nacional de Migração (INM), sem que fossem registrados incidentes.

Seu objetivo era exigir celeridade na concessão das autorizações de estadia que lhes permitam seguir caminho rumo ao norte onde, supostamente pretende cruzar a fronteira com os Estados Unidos. O protesto ocorre dias após que diversas caravanas foram dispersas através da força pela Guarda Nacional do México.

Ativistas de defesa dos direitos dos imigrantes solicitaram um mandado de segurança coletivo à Justiça federal para que eles possam deixar Tapachula, que fica ao lado da fronteira com a Guatemala, onde milhares de pessoas permanecem ilhadas há meses, sem a possibilidade de se deslocarem pelo território mexicano.

“Hoje (15) entregamos à Justiça federal cinco mandados de segurança de casos urgentes (…) E, hoje mesmo, essas famílias poderão seguir viagem, seja caminhando, em ônibus, o que seja, rumo à fronteira norte”, disse aos jornalistas Luis García, ativista da ONG Centro de Dignificação Humana.

García anunciou que, na próxima segunda-feira, serão apresentados novos mandados de segurança em favor de 7 mil imigrantes para que eles possam sair em caravana até a Cidade do México, capital do país onde irão exigir uma ‘solução‘ ao presidente Andrés Manuel López Obrador. “Vamos à Cidade do México de qualquer maneira. Tapachula não é nenhum depósito de lixo”, acrescentou o ativista.

Com essa ação, García, junto com Irineo Mujica, da organização Povos Sem Fronteiras, terminaram uma “greve de fome de 72 horas”, além de transito livre rumo aos Estados Unidos eles pedem que o governo mexicano deixe de usar a força contra eles.

O INM, por sua vez, suspendeu das funções dois de seus agentes por maus-tratos a um haitiano em uma das últimas caravanas.

Neste ano de 2021, 147.033 pessoas sem documentos foram detidas pelas autoridades mexicanas, um número três vezes maior em comparação com o mesmo período de 2020, quando foram reportadas 48.398 detenções, segundo o INM.

Os imigrantes, que fogem da situação de violência e da pobreza em seus países, tentam chegar ao território dos Estados Unidos onde acreditam eles, que lá possam viver melhor.

Após a chegada do democrata Joe Biden à Casa Branca, o número de migrantes que tentam cruzar ilegalmente a fronteira a partir do México se multiplicou, muitos dos quais são menores de idade.
Para conter a migração ilegal, o governo mexicano tem mais de 27 mil efetivos das Forças Armadas mobilizados nas fronteiras sul e norte.

Deixe um comentário

WordPress Ads