Biden Imigração Internacional

Imigração é o tema central da reunião virtual de Biden com o Presidente mexicano López Obrador

JSNEWS – O presidente Joe Biden participará de um encontro virtual nessa segunda-feira com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, no encontro foram tratados temas como imigração, coronavírus, cooperação em questões econômicas e de segurança nacional.

O presidente do México antecipou pela manhã que iria propor a Biden um novo programa de trabalho para imigrantes no estilo Bracero, que permitiu aos mexicanos trabalharem temporariamente nos Estados Unidos para preencher a escassez de mão de obra durante a Segunda Guerra Mundial e que pode fornecer de 600.000 a 800.000 imigrantes mexicanos e centro-americanos por ano para trabalhar legalmente nos Estados Unidos. López Obrador disse que sua nova proposta seria um programa não só para trabalhadores agrícolas, mas também para outros setores da economia.

Já a assessoria do Presidente Biden disse que essa reunião permitirá a institucionalização das relações diplomáticas entre os dois países ao invés de conduzir que essas relações sejam determinada por tweets – a forma preferida de diplomacia do seu antecessor, Donald Trump.

Na entrevista coletiva de segunda-feira, López Obrador confirmou que discutiriam as mudanças climáticas, mas disse que “Biden respeita nossa soberania” porque “ele não vê o México como o quintal da América”.

As pressões estão aumentando na fronteira sul dos Estados Unidos

A era Trump foi definida pela ameaça de tarifas e pela repressão à imigração, mas o ex-presidente parecia desfrutar de uma boa e amigável relação com seu homólogo mexicano e embora o México não tenha pago o muro de fronteira conforme o desejo de Trump, o governo de López Obrador enviou tropas para a fronteira da Guatemala para conter com uma onda sem precedentes de requerentes de asilo com destino aos Estados Unidos.

Os agentes da Patrulha de Fronteira também estão apreendendo uma média de mais de 200 crianças que cruzam a fronteira sem um dos pais todos os dias e quase todos os 7.100 leitos para crianças imigrantes mantidos pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos estão lotados e dois outros centros para menores foram abertos na semana passada, um no Texas e outro na Florida.

O governo Biden também preservou a política imposta no início da pandemia por Trump, a de expulsar rapidamente as pessoas capturadas ao longo da fronteira e tentou dissuadir que novas ondas de imigrantes se formassem em direção aos Estados Unidos.  “Este não é o momento de vir aos Estados Unidos”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em uma entrevista coletiva em fevereiro. “Precisamos de tempo para implementar um processo de imigração para que as pessoas possam ser tratadas com humanidade”.

Deixe um comentário

WordPress Ads