Internacional

EUA colocam Cuba, mais uma vez, na lista de países que apoiam o terrorismo

AP – Os Estados Unidos colocaram Cuba, mais uma vez, na lista de países que apoiam o terrorismo, informou o Departamento de Estado nesta segunda-feira (11).

O país do Caribe havia sido retirado deste grupo em 2015, durante a gestão do então presidente, Barack Obama.

A decisão, a poucos dias do fim do mandato de Donald Trump, foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

“O Departamento de Estado designou Cuba como Estado Patrocinador do Terrorismo por apoiar repetidamente atos de terrorismo internacional e por conceder abrigo a terroristas”, disse em um comunicado.

O governo americano vinculou a decisão ao apoio de Cuba, país comunista, ao presidente socialista venezuelano, Nicolás Maduro.

O retorno de Cuba à lista é mais um recuo na iniciativa do ex-presidente Obama de melhorar as relações entre os países, antigos adversários durante a Guerra Fria.

Quando republicano chegou ao comando dos EUA, em 2017, Trump voltou a endurecer as relações entre os países com restrições às viagens e sanções ao envio de petróleo venezuelano à ilha.

Com a entrada de Cuba, voltam a ser quatro os países que os EUA acusam de apoiar o terrorismo global: Irã, Coreia do Norte e Síria.

Quando um país é colocado na lista de países que apoiam o terrorismo, ele passa a sofrer sanções econômicas. Empresários que faziam negócios dentro do território cubano deverão restringir sua atuação no país para poder seguir exportando para os EUA.

Deixe um comentário

WordPress Ads