Internacional

Boris Johnson é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson confirmou o seu favoritismo na disputa interna e foi escolhido como o novo líder do Partido Conservador do Reino Unido e, consequentemente, o novo primeiro-ministro do Reino Unido, no lugar de Theresa May, que renunciou após fracassar nas negociações do Brexit. Defensor ferrenho da saída da União Europeia (UE), Johnson ganhou de seu concorrente, Jeremy Hunt, com 66% dos 159.320 votos dos membros do partido.

A votação interna foi realizada por meio de cédulas eleitorais enviadas pelo correio e finalizada na segunda-feira, 22. Em seu discurso após o anúncio da vitória, Johnson, 55, elogiou Hunt, afirmou que o atual secretário de Relações Exteriores é uma “fonte de excelentes ideias” e prometeu roubá-las. O novo líder dos conservadores ainda dirigiu seus cumprimentos a sua antecessora.

Segundo Johnson, foi um privilégio servir no gabinete de May como chanceler e ver a paixão e determinação que ela colocou em muitas das causas que se tornaram seu legado. Boris foi secretário de Relações Exteriores do Reino Unido entre 2016 e 2018, mas renunciou em julho passado como forma de protesto ao acordo proposto por May com a UE para o Brexit.

A saída do bloco deve ser o maior desafio de Johnson como primeiro-ministro. O impasse travado pela agora ex-primeira-ministra para chegar a um acordo com a UE levou ao anúncio sobre sua renúncia e ainda deve persistir durante o mandato de Johnson, que é categórico ao afirmar que, caso o Reino Unido não consiga chegar a um consenso com os europeus até 31 de outubro, o país deixará a União Europeia na marra, mesmo sem acordo.

Analistas já afirmaram, contudo, que um divórcio brusco causará traumas econômicos e uma situação de caos para os britânicos. Os parlamentares do Partido Trabalhista insistem na convocação de um novo referendo sobre o tema. Boris Johnson, foi oficialmente declarado primeiro-ministro britânico na quarta-feira, 24, após um encontro com a Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham. A ex-primeira-ministra Teresa May, desejou ‘boa sorte’ a Johnson.

Deixe um comentário

WordPress Ads