Home Internacional AstraZeneca sugere remédio pra reações à vacina contra covid-19
Internacional - Saúde - 06/17/2021

AstraZeneca sugere remédio pra reações à vacina contra covid-19

Após tomar a vacina contra a covid-19, podem ocorrer algumas reações temporárias. Entre aqueles que tem recebido a primeira dose da AstraZeneca, são comuns relatos de febre, fadiga, mal-estar e dor no corpo. A AstraZeneca informou à CNN Brasil que esses efeitos indesejados são esperados e podem ser amenizados com remédios comuns, como antitérmicos e analgésicos.

Um dos pesquisadores que atuaram no desenvolvimento da vacina no país, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, explicou que as reações são mais comuns em pessoas mais jovens e logo após a aplicação da primeira dose.

“São eventos transitórios que duram no máximo 48 horas e que se resolvem com analgésicos e antitérmicos comuns, nada de muito especial”, disse Kfouri.

Ele ainda garantiu que a eficácia da vacina não será alterada com a medicação para as reações.

A própria Fiocruz, que produz a vacina da AstraZeneca no Brasil, recomenda em seu site o uso de analgésicos e antitérmicos em caso de dor de cabeça, fadiga, enjoo, calafrios ou sensação febril, dor muscular e sintomas no local da injeção (como dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira e inchaço).

Efeitos das vacinas
Cada pessoa é afetada de maneira diferente pela vacinação. Algumas podem sentir poucos ou nenhum efeito colateral, enquanto outras podem apresentar várias reações e sentir-se muito mal.

De acordo om estudos da Fundação Oswaldo Cruz, que participou de pesquisas clínicas no Brasil, uma uma em cada cinco pessoas que recebe a primeira dose do imunizante da AstraZeneca se queixa desses efeitos.

Porém, reações adversas não são exclusivas de uma única vacina, todos elas podem causar algum efeito já previsto.

Deixe um comentário

Leia também

VaxMillions: Massachusetts anuncia os primeiro vencedores sorteio da loteria da vacina

JSNEWS (BOSTON25) – Os dois vencedores do primeiro sorteio do VaxMillions no estado …