Imigração

Tropas mexicanas dispersa ‘caravana de imigrantes’ que se dirigiam para a fronteira dos Estados Unidos

JSNEWS – Várias centenas de imigrantes, incluindo crianças, que seguiam para a fronteiro do México com os Estados Unidos foram dispersadas pelas forças de segurança mexicanas na tarde de sábado.

Cerca de 700 imigrantes haitianos, cubanos e centro-americanos partiram a pé da cidade de Tapachula, em Chiapas, sul do México.

Após cerca de oito horas de caminhada, eles passaram por um posto de controle de imigração sem problemas, mas então tropas de choque da Guarda Nacional do México, bloquearam o caminho, durante o confronto, alguns  imigrantes foram presos enquanto outros que escaparam da captura e seguiram para o norte rumo a fronteira. No sábado à noite, cerca de 200 haviam chegado à cidade de Huixtla.


O Coletivo de Monitoramento e Documentação dos Direitos Humanos do Sudeste (México), uma coalizão de grupos que trabalham com imigrantes, disse que algumas pessoas ficaram feridas. O relatório disse que os imigrantes detidos foram carregados em ônibus e levados “para uma outra localidade”.

O fluxo de imigrantes da América Central aumentou desde o início do ano e nos últimos dias o desespero cresceu, especialmente entre a comunidade haitiana estacionada em Tapachula. Nesta semana, eles começaram a se manifestar buscando acelerar seus procedimentos de imigração e ameaçaram partir em uma caravana se as autoridades mexicanas não prestassem atenção neles.

O grupo que começou a caravana no sábado foi o maior deste ano e relembrou as caravanas que ocorreram no México antes da pandemia e uma grande caravana, a maior já vista, que tentou sair de Honduras em janeiro, mas foi impedida de cruzar a Guatemala.

O governo mexicano insistiu esta semana que continuará com sua política de contenção de imigrantes. O secretário de Defesa, Luis Cresencio Sandoval, disse na sexta-feira que o principal objetivo do destacamento do Exército, da Marinha e da Guarda Nacional é “parar toda a migração”. Ele disse que mais de 14.000 militares e militares da Guarda Nacional estão destacados no sul do México.

Deixe um comentário

WordPress Ads