Biden Imigração

Requerentes de asilo que estavam acampados na fronteira mexicana são autorizados a entrarem nos USA

JSNEWS – Cerca de 30 requerentes de asilo de um acampamento fronteiriço mexicano que se tornou um símbolo das restrições à imigração da era Trump entraram nos Estados Unidos nesta quinta-feira, marcando mais uma reversão de uma politica do governo anterior por Joe Biden.

A autorização da entrada nos EUA de um grupo de imigrantes integra uma nova política que visa acabar com as adversidades enfrentadas em perigosas cidades fronteiriças.

A Organização Internacional para as Migrações da ONU (OIM) disse que o grupo inicial era composto por 27 pessoas que viviam em um acampamento improvisado em Matamoros, em frente a Brownsville, no Texas.

Algumas pessoas moravam lá há mais de um ano, obedecendo ordens do programa de Protocolos de Proteção ao Migrante (PPM), do ex-presidente Donald Trump, que exige que os requerentes de asilo aguardem no México por audiências nos tribunais dos EUA.

Após fazer uma campanha prometendo oferecer tratamento mais solidário a imigrantes, Biden agora tenta desemaranhar uma complicada teia de restrições nas fronteiras adotada durante o governo anterior. Mais de 25 mil pessoas atualmente esperam no México para terem seus pedidos processados.

Antes de Trump implementar o PPM no início de 2019, as famílias que buscavam asilo eram normalmente detidas por um curto período e, em seguida, liberadas nos Estados Unidos para aguardar o julgamento de seus casos.

Segundo ativistas da imigração, muitas famílias foram vítimas de violência sexual e de sequestros, sem acesso à Justiça no México.

“O acampamento é um espaço que apresenta múltiplos riscos para os migrantes”, disse Misael Hernandez, pesquisador sobre questões migratórias do Colegio de la Frontera Norte.

As baixas temperaturas na fronteira dos Estados Unidos com o México tornaram o acampamento de Matamoros uma prioridade, disse o Departamento de Segurança Interna na quarta-feira.

Aqueles que desejam entrar nos Estados Unidos sob a nova iniciativa de Biden devem primeiro se registrar online e apresentar um teste recente de resultado negativo para o coronavírus.

Funcionários do governo enfatizaram que um número restrito de migrantes seria processado inicialmente, e aqueles que esperaram mais tempo teriam prioridade.

Deixe um comentário

WordPress Ads