Imigração

Brasil é aceito no Global Entry, o sistema americano de imigração simplificada

AES – Cidadãos brasileiros com qualquer tipo de visto americano válido já podem se candidatar ao Global Entry, que elimina a necessidade de passar pelas filas de imigração nos Estados Unidos. O anúncio da entrada do país no programa foi feito pelo governo federal e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil nesta segunda-feira (7).

Lançado no início dos anos 2000, o Global Entry é um programa do serviço da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos que permite que viajantes pré-aprovados e considerados de baixo risco passem por quiosques automáticos de autoatendimento, ao invés do controle regular com o agente de imigração, em mais de 75 aeroportos do país.

Até então, apenas cidadãos norte-americanos e de outros doze países eram elegíveis ao serviço. Estima-se que, em 2018, mais de cinco milhões de pessoas já usufruíam do trâmite simplificado.

“Este programa vai não só facilitar as viagens de negócios e investimentos, como também agilizar as visitas de muitos outros brasileiros nos Estados Unidos”, afirmou o encarregado da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, Douglas Koneff.

É importante ter em mente, porém, que a adesão ao Global Entry não altera as regras de emissão dos vistos americanos, sejam eles de trabalho, de estudo ou de turismo. O serviço se destina principalmente a quem viaja com frequência para os Estados Unidos e, por isso, deseja economizar o tempo na alfândega.

Como aderir ao Global Entry?
Os interessados podem fazer sua solicitação por meio deste site, onde é feito o preenchimento de um formulário online e o pagamento de uma taxa não reembolsável de US$ 100. Nas duas semanas seguintes será feita uma rigorosa verificação de antecedentes e checagem dos documentos para certificar de que a pessoa cumpre todos os requisitos.

Caso o pedido seja aprovado, o viajante deverá então agendar uma entrevista presencial no aeroporto de sua próxima chegada aos Estados Unidos, Nessa ocasião, é feita a checagem física dos documentos e a coleta das informações biométricas. O Global Entry será válido por cinco anos e pode ser solicitado quantas vezes for necessário, com a diferença que, na renovação, a entrevista pode ser feita online.

Deixe um comentário

WordPress Ads