Biden Imigração

Autoridades mexicanas encontraram 46 corpos de imigrantes que morreram tentando chegar aos USA

JSNEWS – O Instituto Nacional de Migrações (INM) do Ministério do Interior do México anunciou nesta terça-feira, que entre janeiro a agosto de 2021, “foram recuperados 46 corpos de imigrantes que morreram durante sua entrada e trânsito pelo território mexicano, por diversos motivos”.

De acordo com nota divulgada pela agência e publicada em seu Twitter, 22 das mortes foram por afogamento no Rio Grande e 7 por quedas de trem ou muros. O restante perdeu a vida devido à ingestão alcoólica, desnutrição grave ou desidratação no deserto.

O INM afirma que em metade dos casos os corpos não puderam ser identificados por não possuírem qualquer tipo de documentos. “Eles são como estranhos”, cita a agência.

A maior parte dos corpos, 37 correspondia a homens, oito mulheres e um a um menor, segundo o instituto de migração. A entidade não descarta que o número seja maior, devido ao perigo representado pela rota pelo México, onde a presença do crime organizado aumentou nos últimos anos.

Aumento sem precedentes
O aumento da imigração irregular atingiu números sem precedentes nos últimos anos.

De janeiro a agosto, o México deteve 147.033 migrantes irregulares. O número representa o triplo do registrado no mesmo período de 2020 , quando o número subiu para 48.398, segundo a instituição.
Enquanto na fronteira com os Estados Unidos, 212.672 imigrantes ilegais foram detidos apenas no mês de julho, o maior número em 20 anos.

O México está lidando atualmente com uma quarta caravana de imigrantes da América Central e do Caribe que buscam chegar à fronteira com os Estados Unidos partindo de Tapachulas (Sul do México).

Este quarto grupo, formado em grande parte por famílias com crianças de varias nacionalidades, foi interceptado no estado de Chiapas, na noite de domingo por agentes fortemente armados.

Deixe um comentário

WordPress Ads