EUA

Weintraub é confirmado como diretor do Banco Mundial

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi confi rmado na quinta-feira, 30, como diretor executivo do Banco Mundial, que tem sede em Washington. “O Banco Mundial confi rma que o Sr. Abraham Weintraub foi eleito pelo grupo de países (conhecido como constituency) representando Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser Diretor Executivo no Conselho do Banco”, informou o banco.

“O Sr. Weintraub deve assumir seu cargo na primeira semana de agosto e cumprirá o atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando a posição será novamente aberta para eleição. Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial. Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas”, diz a nota da instituição.

O Banco não informou até o momento quais países representados pela diretoria que Weintraub irá ocupar foram favoráveis à nomeação do brasileiro e se houve algum voto contrário. A confi rmação do nome de Weintraub na eleição interna do consórcio de nove países do qual o Brasil faz parte era considerada meramente protocolar.

Como o Brasil tem mais de 50% do poder de voto da chamada “constituency”, o País conseguiria eleger o diretor executivo ainda que os demais se oponham. Weintraub foi eleito para servir até 31 de outubro de 2020, quando será necessário nova nomeação e eleição.

No cargo, ele receberá salário de US$ 21,5 mil mensais. Weintraub foi indicado em 17 de junho pelo Ministério da Economia para assumir uma diretoria executiva no banco ao deixar o governo Bolsonaro.

Deixe um comentário

WordPress Ads