EUA

Vigaristas não dão trégua e continuam aplicando golpes financeiros

Jehozadak Pereira

Não obstante todos os alertas e avisos contra fraudes e golpes, muita gente ainda é iludido por vigaristas que a cada dia aplicam os seus golpes contra trabalhadores e pais de família em todo o mundo. A modalidade é conhecida nos Estados Unidos como scam e os prejuízos anuais com fraudes de todo tipo são contadas na casa dos bilhões de dólares.

Alguns golpistas são tão criativos que colocam em dúvida quem está do outro lado da linha. A Eversource, enviou nesta semana um e-mail alertando – mais uma vez – para os golpes que mesmo em meio à pandemia do coronavírus não para de acontecer. Os golpistas estão aproveitando a pandemia, atacando as pessoas quando elas estão mais estressadas e vulneráveis. Confira a seguir as dicas da Eversource e mais abaixo sugestões do blog para que você não caia em golpes de nenhum tipo.

CHAMADA FALSA DO IRS

Chamadas, e-mails ou mensagens de texto sobre as verificações de estímulo do governo: o IRS não entrará em contato com você para obter informações sobre um pagamento de estímulo ou para solicitar seu número do Social Security ou número da conta bancária. Quem o faz isto é um golpista ou scammer que “quer obter suas informações privadas para causar prejuízo financeiro a você.

PRODUTOS PARA COMBATER A COVID-19

Anúncios on-line de vacinas, kits de teste, máscaras ou outros equipamentos de proteção: no momento, não há produtos comprovados para tratar ou prevenir a doença e o único kit de teste doméstico aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) exige a prescrição de um médico. Desconfie de anúncios ou e-mails não solicitados que vendem máscaras e luvas. Ao comprar equipamentos de proteção, verifique se é de uma fonte confiável.

CORTE DE ENERGIA ELÉTRICA Ameaças de desconexão imediata de energia ou solicitações de pagamento: se alguém ligar, enviar um e-mail ou visitar sua casa ou empresa com relação a um pagamento pendente e ameaçar desconectar sua energia – não é a Eversource ou qualquer outra companhia de fornecimento de energia. Desligue o telefone imediatamente, exclua o e-mail ou feche a porta. Mesmo se você estiver com problemas para pagar as contas no momento, sua energia não será desligada.

TROCA DO MEDIDOR

Pedidos de um depósito para trocar seu medidor de serviços públicos: se alguém alegar que você precisa pagar para que um novo medidor seja instalado porque o seu está prestes a expirar, desligue o telefone na cara do golpista.

GRAVAÇÃO FRAUDULENTA

Ouça a gravação de uma chamada real de um golpista. Compartilhe essas informações com seus amigos, familiares e vizinhos – especialmente aqueles que são idosos. Para ouvir a mensagem falsa enviada pelos vigaristas acesse o link https://www. youtube.com/watch?time_continue=15&v=sH63mxmMMP0&feature=emb_logo.

Deixe um comentário

WordPress Ads