EUA

UBER muda forma de remuneração e motoristas protestam

Carlos da Silva Ao longo de dois anos sendo motorista da UBER e da LYFT, tenho visto muitas mudanças que beneficiaram apenas as empresas. Chegou ao ponto em que já não é mais aceitável e sustentável para os motoristas e, em breve, também não será para os passageiros. Recentemente a UBER anunciou que em breve os motoristas teriam uma “Nova Forma de Ganhar Dinheiro”, o que aconteceu em 29 de novembro.

A UBER não se preocupou em anunciar com antecedência exatamente quando estas mudanças ocorreriam, nem se preocupou em fazer tais mudanças através de adendo como sempre fez anteriormente, e ainda teve a audácia de implementar tais mudanças no meio do dia, surpreendendo a todos. Isto porque não podia esperar para alterar seus lucros, e porque o que importa é o lucro imediato que as mesmas gerariam.

Esta “Nova Forma de Ganhar Dinheiro” foi uma mudança de preço no valor cobrado pelo tempo (por minuto) e pela distância (por milha), que segundo a UBER aumentaria o lucro dos motoristas, mas que pelo contrário reduziu o lucro total. Também de acordo com a UBER isso foi feito para valorizar o tempo dos motoristas, especialmente quando eles se encontrarem presos no trânsito com engarrafamentos.

As mudanças da UBER nunca beneficiaram ou beneficiam os motoristas, ao contrário sempre os prejudicaram e prejudicam, e é a UBER quem realmente sempre se beneficia. Tais mudanças beneficiam à UBER e não aos motoristas. Não precisa ser um gênio em matemática para ver que os valores alterados pela UBER geram uma grande perda para os motoristas.

As mudanças consistem no aumento do valor cobrado por minuto e na redução do valor cobrado por milha, aplicando uma porcentagem maior no valor cobrado por minuto, que tem um valor muito menor, e uma redução muito significativa no valor cobrado por milha, que tem um valor maior. O aumento do valor cobrado por minuto nunca cobrirá a perda de ganhos causada pela diferença na redução do valor cobrado por milha.

A diferença do valor total proporcionado pela redução do valor cobrado por milha é maior do que a diferença do valor total proporcionado pelo aumento do valor cobrado por minuto, o que representa um valor negativo para os motoristas no valor final da corrida se comparado com os valores anteriores à mudança, gerando uma perda no total dos ganhos semanais.

Os motoristas recebem um valor mínimo pre-estabelecido em solicitações de corridas curtas, por isso não faz ou fará diferença em tais corridas e, se fizer, a diferença será tão mínima que no geral não justificaria tais mudanças, e a maior perda será em solicitações de corridas longas, não importando o tempo, porque a distância será a mesma com ou sem trânsito. A UBER declarou que os ganhos se manterão os mesmos.

Se é assim; Porque alterar os valores? Mantenha do jeito que está. Se quiser tornar nosso tempo em trânsito valioso, tudo o que precisa ser feito é aumentar o valor cobrado por minuto, sem reduzir o valor cobrado por milha. UBER muda forma de remuneração e motoristas protestam

O ponto de vista de um motorista de aplicativo Conversando com os passageiros, todos disseram que um aumento no valor por minuto seria compreensível e aceitável já que o valor por minuto é razoavelmente barato, pois reconhecem que tempo é dinheiro e que os motoristas devem serem melhor recompensados por isso. Se você quer dar algo para alguém, você simplesmente dá; você não dá com uma mão e toma com a outra.

Não existe tal coisa como dar e tomar ao mesmo tempo, especialmente quando você está tomando mais do que está dando. Esta alteração de valores está sendo feita apenas para os motoristas e não está sendo repassada aos passageiros, o que significa que é apenas mais uma FORMA INJUSTA da UBER comercializar, ganhando mais dinheiro aumentando a diferença entre o valor que os motoristas estarão recebendo e o valor que os passageiros estarão pagando e assim obtendo maior lucro.

A UBER é tão segura das decisões que faz, que acredita que vai continuar fazendo e que nada a impedirá de continuar comercializando de tal forma, levando vantagens sobre os motoristas e até mesmo sobre os passageiros, e que nada será capaz de fazê-la recuar em suas decisões. E o que torna a UBER tão segura das suas decisões?

É o poder econômico que possui por ter se tornado uma empresa multibilionária em tão pouco tempo. Isto é tudo porque a UBER se aproveita das imposições das regras (criados por ela mesma) em um novo tipo de negócio que os Legisladores do Governo ainda estão aprendendo a lidar com ele, e também da condição de poder para praticar lobby. Não pensem que as surpresas acabaram, porque já foi anunciado mais mudanças vindo por aí.

A próxima mudança será em relação ao valor da corrida. A UBER já anunciou o “Upfront Pricing” (Valor Antecipado). Quando o passageiro terá o valor pré-estabelecido no momento em que solicitar a corrida. Dificilmente este valor será alterado, a não ser em alguns casos específicos. Sendo assim os motoristas podem obter ainda mais prejuízos dependendo das condições do tempo e do trânsito.

Embora a Uber diz que se baseará em informações armazenadas de corridas anteriores para calcular o valor das corridas, seus cálculos podem não serem confiáveis. É agora ou nunca, chegou a hora de nos unirmos e manifestarmos, mostrando que a união faz a força e que não vamos continuar aceitando mudanças que nos tornem escravos. Vamos todos nos unir e buscar alternativas que possam serem mais justas. Vamos agir e provar para a UBER que ela não é nada sem os motoristas e que juntos somos fortes.

Deixe um comentário

WordPress Ads