Biden EUA Internacional Local Política Trump

Trump realiza primeiro comício desde a invasão do Capitólio em janeiro

JSNEWS – Em seu primeiro comício político desde que deixou a Casa Branca, o ex-presidente americano Donald Trump atacou as políticas migratórias do governo Biden e pediu a seus apoiadores que ajudem os republicanos a reconquistar a maioria no Congresso. “Nós iremos retomar a Câmara, nós iremos retomar o Senado e nós iremos retomar a América, e nós faremos isso em breve”, afirmou Trump neste sábado (26) diante de uma plateia de apoiadores em Wellington, no interior do estado de Ohio.

O republicano voltou a reclamar do resultado das eleições de novembro de 2020, em que ele foi derrotado por Joe Biden e viu os democratas ganharem o controle das duas Casas legislativas por uma margem estreita. Os EUA enfrentam uma forte crise nas fronteiras, com o maior fluxo de migrantes chegando ao país em 20 anos. Trump acusa a administração democrata de leniência com imigrantes irregulares que tentam cruzar a fronteira.

O republicano deixou a Presidência em 20 de janeiro, duas semanas depois de seus apoiadores invadirem o Capitólio, no dia 6 de janeiro, em uma tentativa fracassada de impedir a certificação da vitória de Biden. Trump chegou a sofrer impeachment pela segunda vez na Câmara após a invasão, mas concluiu o mandato normalmente depois que o Senado votou por não afastá-lo.

De volta à rotina de comícios, Trump procura reenergizar sua base de olho nasmidterms”, as eleições legislativas realizadas na metade do mandato presidencial, marcadas para novembro de 2022. O ex-presidente espera eleger aliados de modo a manter o controle sobre o Partido Republicano.

Embora não tenha esclarecido se disputará as eleições presidenciais de 2024, Trump afirmou que os republicanos querem recuperar o controle das duas câmaras do Congresso no pleito de 2022 e voltar à Casa Branca em 2024. “Trump é definitivamente o nosso líder, por sua alta popularidade na base republicana”, disse o senador Rob Portman (Ohio), em declarações à rede de TV ABC News citadas pela agência Efe.

Deixe um comentário

WordPress Ads